adjetivo Que foi alvo de refutação, negação, recusa; recusado, rejeitado. Contestado por meio de provas contrárias: seu argumento foi refutado com dados científicos. Etimologia (origem da palavra refutado). A palavra refutar deriva da junção do verbo refutar e do sufixo -ado.

Sinônimo de refutar

  1. Desmentir, afirmando o oposto: 1 desmentir, negar, contrariar, contradizer, contrapor, contraditar, denegar. …
  2. Contestar algo: 2 contestar, objetar, questionar, rebater, opor-se, replicar, retorquir, responder, impugnar, confutar. …
  3. Rejeitar, não aceitando:

Combater com ARGUMENTOS (#/RA Jó 32.12).

verbo transitivo
1. Sujeitar o cavalo com o freio. 2. [Figurado] Suster; conter; reprimir; pôr um dique a.

adjetivo Que não pode sofrer refutação, contestação. Que não pode ser alvo de réplica nem negação. Que foi comprovado, que pôde ser evidenciado: prova irrefutável. Algo evidente, incontestável: testemunho irrefutável.

O ato de refutação através da negação pode se dar de maneira literal ou polifônica. Neste ponto, ironia e refutação se cruzam. Quando, por exemplo, ironicamente se diz (3) é possível realizar análises variadas, com a compreensão determinada pelo contexto em que se inserem os interlocutores.

Ao refutar um argumento, aquilo que se está a fazer é contrapô-lo com outro e demonstrar que o segundo tem maior validez ou força. Pode-se dizer que se estabelece um “diálogo” entre os argumentos: um postula uma coisa e o outro, o contrário.

A refutação é expressa como aperfeiçoamento moral e a concepção intelectual da virtude é traduzida de forma que um homem só poderá ser virtuoso se possuir a compreensão filosófica da definição de virtude. A prática da virtude é idêntica a sua teoria.

A forma [reforce]pode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de reforçar] , [terceira pessoa singular do imperativo de reforçar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de reforçar] .

Corroborar é um verbo transitivo direto que significa atestar, comprovar ou confirmar algo ou alguma coisa. O termo é bastante utilizado em textos jurídicos, estatísticos ou científicos.

1. Deduzir (raciocinando). 2. Tirar por conclusão.

A história da desobediência de Sansão diante das ordens divinas que lhe custou a vida.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Contenda na Bíblia
No Livro dos Provérbios, Provérbio 6:16-19, existe uma lista das sete coisas que o Senhor condena, e uma delas é “aquele que semeia a contenda entre irmãos”. O termo aparece em algumas traduções, mas também pode ser “aquele que promove a discórdia”.

1. Conter o efeito ou o progresso de. 2. Proibir, coarctar .

Conter; controlar (#Tg 1.26).

Volver muito atrás no passado.

1. êutico. Vem do Grego – Eútychos, que siginifica próspero ou feliz. É o nome do jovem que caiu de uma edificação e que já era dado como morto, mas pela oração do apósotolo Paulo a Deus, Deus assim o fez reviver.

É aquele argumento forte, baseado em fatos concretos e situações lógicas. É um argumento irrefutável.

Ironia é uma figura de linguagem que pode ser assim classificada: oral, dramática ou de situação. Ela depende muito da enunciação para ser identificada.

Share.