O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda.

Como passar uma frase para o futuro do presente?

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. …
  3. ª conjugação (-ir)

Quando se usa o futuro do pretérito?

Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito.

Como se escreve no futuro do presente?

O futuro do presente do indicativo, em sua forma simples, também admite substituições por locuções verbais: f. Verbo haver no presente do indicativo + preposição de + infinitivo do verbo principal.

Irá viajar ou vai viajar?

Prefira o presente ao futuro do indicativo: em lugar de “viajará amanhã”, use “viaja amanhã”. Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo “ir” no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma “Fulano irá fazer um discurso” não existe.

O que os três modos verbais indicam?

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Quais são os tipos de futuro?

Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito.

Como conjugar os verbos no presente?

Terminações do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. …
  3. ª conjugação (-ir)

O que é presente pretérito e futuro?

Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

O que é futuro do presente exemplos?

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda.

Como usar o verbo no futuro?

O futuro do presente do indicativo é utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação. Dessa forma, o verbo remeterá a um fato que irá acontecer posterior ao discurso retratado. Comumente, esse tempo verbal é utilizado para designar uma incerteza do agente ou ainda uma ordem do mesmo.

Quais são os 3 pretéritos?

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Poderia e presente ou futuro?

A forma “poderia” faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo: Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

Como se fala ver no futuro?

O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Como se diz ver no futuro?

No futuro do subjuntivo, o termo “vir” é a forma referente à primeira e à terceira pessoa do singular do verbo “ver”.

Como saber o tempo do verbo?

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

Share.