A retirada da veia safena deve ser realizada apenas nos casos em que a veia apresenta-se dilatada e com refluxo. Ela pode e deve ser retirada nessas situações, não causando nenhum prejuízo à circulação da perna, pelo contrário: sua retirada irá favorecer o retorno do sangue ao coração por veias saudáveis.

O que acontece se não tirar a safena doente?

A safena doente pode ser responsável pela sobrecarga de veias saudáveis, transformando-as em veias varicosas (dilatadas, tortuosas e sem função). A não retirada de uma safena doente pode acarretar em piora da doença venosa (Varizes) com o tempo (causando edema, dor, queimação e varizes).

O que fazer quando a safena está comprometida?

Opções de tratamento para a veia safena
Escleroterapia com espuma, tratamento da safena com laser, tratamento da safena com radiofrequência e a remoção das veias safenas estão entre as modalidades mais comuns.

Quem retirou a safena pode ter trombose?

Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.

Quanto custa uma cirurgia de retirada da veia safena?

RESULTADOS: O custo médio de uma cirurgia ambulatorial foi de R$ 176,79 comparado com o custo médio de cirurgia no centro cirúrgico central de R$ 454,75, computando-se apenas os gastos do centro cirúrgico.

Quantos dias de repouso para quem tira a safena?

Cirurgia para varizes convencional com retirada da safena
Neste procedimento, o tempo de recuperação é de 15 dias. Durante os dias de pós-operatório, a recomendação médica é que o paciente não permaneça em repouso absoluto, podendo se movimentar algumas vezes por dia, como ir ao banheiro, tomar banho e andar pela casa.

Porque a safena dói?

Esse sangue refluído fica “sobrando” nas pernas, aumenta a pressão dentro das veias e ajuda na dilatação e tortuosidade, formação de varizes e piora da doença. Provoca os sintomas de dor, sensação de peso, cansaço e inchaço.

Como é feita a cirurgia de retirada da veia safena?

Após identificar a veia safena, o cirurgião insere um fio de aço por dentro da veia safena de uma incisão a outra e, orientado pelo fio, o cirurgião desconecta a veia safena e a extrai por uma das incisões. As duas incisões são suturadas com pontos internos e externos.

Quantas safenas tem o ser humano?

A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial, e temos 2 safenas em cada extremidade inferior (isso mesmo que você leu, temos duas em cada membro!!!).

O que acontece se não fizer cirurgia de varizes?

“Independentemente de ser ou não um problema estético, o tratamento precoce deve começar o quanto antes, porque varizes podem levar a quadros de complicações. Um dos sintomas iniciais é a sensação de cansaço nas pernas. Além disso, pode haver a formação de edemas, pois o sangue não consegue retornar.

Qual é a função da veia safena?

Ela vai do dedão do pé até a virilha e é responsável por fazer circular grande parte do sangue que irriga as pernas. Para isto, esta veia possui pequenas válvulas que vão levando o sangue de volta ao coração.

Qual é a veia da perna que vai para o coração?

A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.

Qual o tamanho da veia safena?

Qual o diâmetro da veia safena magna? O diâmetro normal da veia safena manga varia de 2mm até 6mm (milímetros) ou seja, 0,2 a 0,6 cm, podendo variar um pouco dessa média de acordo com a constituição física do paciente.

Como fica a perna depois da cirurgia de varizes?

É comum que algumas manchas escuras apareçam após o procedimento cirúrgico: elas irão sair com o tempo. Porém, caso você sinta muita dor e queimação nas pernas durante o período de recuperação, fale com o médico que te operou.

Como dormir após cirurgia de safena?

É importante elevar as pernas na hora de dormir
Outra opção é elevar os pés da cama ou colocar uma espécie de apoio embaixo do colchão para elevar toda a perna e não apenas o calcanhar e os pés. Esta atitude facilita o retorno do sangue das pernas em direção à parte superior do corpo.

O que prejudica a veia safena?

Causado principalmente por herança genética (além dessa, fator hormonal e traumas), o refluxo das veias safenas ocorre quando há alteração na parede das veias ou incompetência das valvas, cuja função é determinar o retorno do sangue para o coração, impedindo que o sangue retorne para o pé pela ação da gravidade.

Como saber se a safena está inflamada?

Em geral, o quadro típico da varize inflamada é dor, inchaço, vermelhidão, região mais quente e um cordão endurecido muito doloroso à palpação, sendo este último a varize inflamada.

Share.