O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: – Queira entrar, por favor!

O significado dessa expressão é bastante simples: indica que, se fosse um texto escrito, o termo estaria entre aspas. Quer dizer, é uma forma de dar destaque a alguma palavras no discurso oral. Além disso, em uma forma coloquial, também é uma forma de indicar ironia ou contradição de uma frase.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Depois de dois-pontos [ : ] se privilegia o uso da letra minúscula. Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação. É usado para assinalar uma pequena pausa numa frase que não está concluída.

Dois pontos ( : )
Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

Já os dois pontos, como já vimos, marca uma ligeira pausa em uma frase não concluída. Por isso, são inseridos após vocativos, antes de discursos diretos, explicações, esclarecimentos, etc.

sinal de pontuação (:) que representa, na escrita, uma pausa breve da linguagem oral e que, geralmente, precede uma fala, uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, etc.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Em transcrições com mais de um parágrafo, colocam-se aspas no começo de cada parágrafo, mas apenas no final do último.

Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: “Navegar é preciso, viver não é preciso.” Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.

Para que serve os dois-pontos? O sinal de dois-pontos serve para marcar uma pausa breve antes de uma citação, uma fala direta, um esclarecimento, um aposto enumerativo, uma oração apositiva e uma explicação, por exemplo.

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa.

As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “…”. A origem da palavra vem da língua latina “reticere” e já tinha a concepção de suprir algo.

As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida. As reticências são um sinal de pontuação usado para representar uma interrupção ou hesitação no discurso, além de deixar uma lacuna que pode ser completada pela imaginação do leitor.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

  1. Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: …
  2. Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. …
  3. Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. …
  4. Use a vírgula para separar orações independentes.

Share.