2 dignidade, mérito, grandeza, perfeição, honestidade, honra, retidão, respeitabilidade, equidade, nobreza, justiça, generosidade.

Como usar a palavra em virtude?

Expressão que designa o mesmo que “por causa de” ou “devido a”. Exemplo de uso da palavra Em virtude de: Em virtude dos seus atos, irei te castigar.

O que é o oposto da virtude?

defeito, vício, imperfeição, fraqueza, fraco, mal, senão, deficiência, mancha, mácula, desvirtude, mania, deformidade, eiva, achaque, pecha.

Quais são as 4 virtudes humanas?

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Quais são as virtudes da fé?

A virtude da Fé é própria dos viajantes e peregrinos. Assim são chamados os que ainda vivem neste mundo, onde temos por obrigação trabalhar para alcançar a Pátria verdadeira, no Céu. A Fé, sendo um conhecimento obscuro de Deus, nos faz conhecer com um véu impedindo a visão total.

Como alcançamos a virtude?

As virtudes morais crescem pela educação, pelos atos deliberados e pela perseverança no esforço. A graça divina as purifica e eleva. As virtudes humanas se fundem nas virtudes teologais, que se referem diretamente a Deus. São elas: fé, esperança e caridade.

Como adquirir uma virtude?

A virtudes morais são aquelas que até os pagãos podem adquirir. Elas são hábitos bons, por conta da repetição de valores. Os hábitos bons diminuem as resistências de nossa má natureza, para agir bem diante das situações do dia a dia. Eles tornam dóceis as faculdades, as aperfeiçoam no seu exercício.

O que é uma virtude moral?

A virtude moral, por sua vez, é a ação ou o comportamento moral. Trata-se do hábito que é considerado como bom e em conformidade com a ética.

Qual é a diferença entre valores e virtudes?

As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade e honestidade. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações.

O que é a virtude de Deus?

As virtudes sobrenaturais são dons de Deus (não são adquiridas, são “infusas”), são graças que aperfeiçoam a nossa natureza, isto é, estabelecem em nós um dinamismo que nos torna capazes de realizar nossa vocação de comunhão pessoal com Deus.

O que é uma virtude exemplos?

As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.

Qual é a origem da palavra virtude?

A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como excelência. Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raíz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.

Porque a paciência é uma virtude?

Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

O que a Bíblia diz sobre virtude?

No âmbito da religião cristã, as virtudes são catalogadas como virtudes teologais, teológicas ou sobrenaturais como a fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais, ou seja, a prudência, temperança, fortaleza e justiça.

Qual é a virtude mais importante?

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

Qual é a maior das virtudes?

A caridade é a maior de todas as virtudes. Após citar inúmeros dons e virtudes, o apóstolo Paulo diz: “ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos” (1Cor 12,31). Esse caminho, método ou dom que supera em muito todos os outros se chama caridade.

Quais as 5 virtudes?

As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si.

O que é a virtude do Espírito Santo?

Quando somos batizados é infuso em nós, pelo Espírito Santo, três virtudes teologais ou virtudes divinas: a fé, a esperança e caridade. Essas virtudes são consideradas divinas, pois dizem respeito a Deus. A fé é uma virtude sobrenatural que nos capacita a amar tudo o que Deus revelou.

Quais são as pequenas virtudes?

— A humildade — respondeu ele — a paciência, a caridade, a bondade, o saber suportar o próximo, a tolerância, a mansidão do coração, a docilidade, a cordialidade, a compaixão, o saber perdoar as faltas de atenção, a simplicidade, a sinceridade e outras virtudes semelhantes a estas.

Qual é o papel da virtude?

As virtudes são a gênese afetiva da moralidade, estão relacionadas com as percepções que fazemos de nós mesmo e se ligam à construção de um autoconceito positivo, no qual não há somente o pensamento individual, mas também voltado para a coletividade e o bem comum.

O que é uma virtude humana?

Virtudes humanas são qualidades morais padrão dos seres humanos, relacionadas com a construção da personalidade de cada indivíduo. A virtude é o princípio das boas ações e do bem-viver. A virtude conduz os indivíduos a agir corretamente, em benefício próprio e das pessoas afetadas pelas suas ações.

Share.