As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.

Células

Células. As células são as unidades básicas de formação do corpo humano, apresentam uma estrutura bem definida em membrana plasmática, citoplasma e núcleo, que contém o material genético que carrega a informação sobre o organismo (DNA).

Todos os seres vivos são formados por estruturas bem pequenas, chamadas células. As células, são as menores partes de qualquer ser vivo, ou pode ser um único ser vivo, como as bactérias.

Você sabe qual é o maior órgão do corpo humano? Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial.

A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético.

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética. O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas.

O citoplasma é, geralmente, a maior porção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo. Ele é constituído por um material semifluido, gelatinoso, chamado hialoplasma.

“É um grande engano. O coração é um órgão mecânico que serve apenas para bombear sangue. Cabe ao cérebro ser o órgão que gera o amor, raiva, angústias, medos e elabora desde óperas a belas jogadas de futebol”, esclarece o médico.

A pele é o maior órgão do corpo humano
Mede quase 2 m2 e pesa aproximadamente 4 kg.

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.

A célula é a unidade básica, estrutural, e funcional da vida. É a unidade mais pequena, nos níveis de organização biológica, que se classifica como ser vivo. Alguns seres vivos são constituídos por uma única célula – seres unicelulares – outros são constituídos por conjuntos de células – seres multicelulares.

Podem ser encontradas na pele, tubos e cavidades do organismo — como tubo digestivo, respiratório e urinário. Já as células epiteliais do tecido granular formam as glândulas e estruturas que servem para realizar a secreção.

Órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos, formados por células. Os órgãos que trabalham juntos para a realização de uma tarefa específica formam os chamados sistemas.

O terceiro maio é o cérebro, que coordena cada ação simples tomada pelo corpo humano; um processo que reúne as atividades de mais de 100 bilhões de células cerebrais.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, que podem ser formados por uma única célula, no caso dos unicelulares, ou várias células associadas, os multicelulares.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

Share.