Os índios e os portugueses: o encontro de duas culturas. Durante os primeiros anos do descobrimento, os nativos foram tratados “como parceiros comerciais”, uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.

Como foi o contato dos europeus com os povos indígenas?

Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral aportou na Bahia, em um local ocupado pelas tribos Tupi-Guarani. Esse fato foi importante e singular. Pois nessa região, as tribos tinham um caráter menos violento, facilitando a primeira conversa entre portugueses e índios.

Como os índios eram vistos pelos colonizadores?

Os índios eram vistos como seres inferiores, que necessitavam da conversão ao catolicismo para que suas almas não fossem condenadas. Por isso, as práticas religiosas realizadas pelas tribos antes da chegada dos portugueses foram abolidas pelos padres jesuítas.

Como os europeus enxergavam os nativos da América?

A postura predatória tomada pelos colonizadores e a visão bestializante e desvalorizadora do indígena obedeceram, no século XVI à tendência eurocêntrica que enxergava a América reduzindo-a a visão do continente sem passado, e seus homens, como homens sem cultura.

Por que os europeus tratavam os indígenas de uma forma fantasiosa?

Essas representações dos nativos feitas pelos europeus eram formuladas com base no mundo que eles conheciam. Muitos artistas nunca estiveram no Brasil ou viram um indígena. Por isso, retratavam os costumes indígenas com base em seus valores e suas crenças.

O que aconteceu com os índios a partir da chegada dos europeus?

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Qual era o interesse dos europeus em dominar as populações indígenas?

No pequeno trecho, fica fácil destacar que os portugueses recorriam aos indígenas para evitar a dominação de outros europeus e até para a obtenção de alimentos em um território ainda desconhecido.

Como os grupos indígenas foram prejudicados pelos europeus?

Doenças como varíola, sarampo, febre amarela ou mesmo a gripe estão entre as razões para o declínio das populações indígenas no território nacional, passando de 3 milhões de índios em 1500, segundo estimativa da Funai (Fundação Nacional do Índio), para cerca de 750 mil hoje, de acordo com dados do governo.

Como foram os conflitos entre os indígenas do Brasil e os europeus?

Os europeus, quando chegaram na América, tentaram impor sua cultura aos habitantes nativos. Quem desobedecesse as regras era severamente punido. Surgiram, desta forma, os primeiros confrontos entre colonizadores e os povos colonizados. No caso da América, os povos indígenas.

Qual foi a relação dos primeiros colonos e indígenas?

No início, as relações entre colonos e índios eram um misto de cooperação e conflito. Por um lado, havia o exemplo das relações harmoniosas que prevaleceram durante o primeiro meio século de existência da Pensilvânia.

Qual era o olhar do Europeu em relação ao nativo?

Resposta: A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço.

Como os índios chamavam os portugueses?

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

Como os índios chamavam o homem branco?

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Como os europeus venceram os nativos?

A explicação para que um número tão pequeno de espanhóis conquistasse uma quantidade tão grande de nativos estava na superioridade de suas armas. Os espanhóis possuíam armas de fogo, lanças, espadas de metal e, principalmente, a besta, que davam vantagem para superar os grandes números de nativos em combates.

O que os europeus desconheciam na época?

No entanto, os povos da Europa desconheciam objectos como a porcelana, animais como o rinoceronte, e mesmo a religião budista, por exemplo, e tinham uma ideia muito imperfeita sobre a Índia, o seu território, as suas gentes e as suas crenças, apesar de consumirem intensamente as especiarias há mais de mil anos.

Como os europeus classificaram os povos nativos?

Resposta: Explicação: Os Europeus classificaram o continente americano como povos de uma cultura distinta, negros, sem riquezas (como colares, ou pedras preciosas), aonde viviam por condições naturais.

Porque a maneira de pensar dos europeus não fazia sentido para os indígenas?

Resposta. Por que eles tinham, a cultura e os costumes diferentes dos europeus, então quando foram colonizados era sim estranhos esses novos costumes e jeitos.

Share.