As preposições de tempo (prepositions of time) tem a função de conectar duas ou mais palavras em uma frase ou oração, remetendo, assim, ao tempo de uma determinada ação. Muitas vezes, as palavras usadas nessa classe também são utilizadas como prepositions of place (preposições de lugar), mas não há confusão quando se foca em seu uso. Confira:

O que são as prepositions of time

Preposições de tempo são palavras que relacionam os termos de uma oração com o intuito de se referir ao tempo ou duração de algo, seja uma ação, um período, uma passagem, etc. Dentre elas, as mais utilizadas são: In (para períodos mais longos, como meses, anos e séculos), on (para dias da semana) e at (para horários). Entretanto, mais importante do que saber suas traduções, é compreender os contextos em que são utilizadas. Mas não para por aí, ainda existem várias outras prepositions of time. Confira à seguir:

Quais são as prepositions of time

As preposições in, on e at são consideradas preposições básicas. Todos as três abrangem as traduções: na(s), no(s), à(s), ao(s) e em. Além das básicas, há também as que são chamadas de funcionais, como “before” (antes), “after” (depois), “ago” (atrás), “since” (desde), dentre outras, e sua função é alinhar mais de uma ação em um determinado tempo dentro da oração, como no seguinte exemplo: “Before I work, I read a magazine” (Antes de eu trabalhar, eu leio uma revista). Nesse caso, as ações “trabalhar” e “ler” estão alinhadas pela preposição funcional “before”. Confira outros exemplos:

  • On: no, nos/ na, nas/ à, às/ ao, aos/ em.
  • Meg will return on sunday.
    (Meg retornará no domingo).

  • In: no, nos/ na, nas/ à, às/ ao, aos/ em.
  • The Louvre Museum was built in 1793.
    (O museu do Louvre foi construído em 1793).

  • At: no, nos/ na, nas/ à, às/ ao, aos/ em.
  • She arrived at 5 p.m.
    (Ela chegou às 17h).

  • Since: desde.
  • I’ve been working here since 2004.
    (Eu tenho trabalhado aqui desde 2004).

  • Until/Till: até.
  • His behavior is good until now.
    (O comportamento dele está bom até agora).

  • By: por/ até/ pelo/ pela.
  • I will finish it by monday.
    (Eu terminarei isto até segunda-feira).

  • For: por/ durante.
  • I need to wait for a few minutes.
    (Eu preciso esperar por alguns minutos).

  • Ago: atrás.
  • It started five years ago.
    (Isso começou a cinco anos atrás).

  • Before: antes.
  • Before you go, leave the keys on the table.
    (Antes de você ir, deixe as chaves na mesa).

  • After: depois.
  • Joe is going to play after his studies.
    (Joe vai brincar depois de seus estudos).

  • From: de/ da/ das.
  • We work from monday to friday.
    (Nós trabalhamos de segunda a sexta-feira).

  • To: para/ até.
  • I’ts twenty to five now.
    (São vinte para às cinco agora).

Expressões e exceções

Como em muitas outras situações na língua inglesa, também há exceções quando se fala das preposições básicas in, on e at, explicadas e traduzidas acima. Em algumas expressões, o uso de alguns termos se torna fixo. Em outras, não devem ser usados, mesmo que elas apareçam na tradução. Confira:

Embora seja usado “in the morning” (de manhã) e “in the afternoon” (a tarde) para referir-se aos períodos matutino e vespertino, no período da noite usa-se “at”:

I study at night.
(Eu estudo a noite).

Ainda que os dias da semana sejam sempre precedidos pela preposição “on”, o correto é referir-se ao fim de semana (weekend) utilizando a preposição “at”:

I don’t usually work at the weekend.
(Eu geralmente não trabalho aos finais de semana).

Mesmo que o uso do “on” seja feito para se referir aos feriados, quando se trata do natal (christmas) ou da páscoa (easter), usa-se o “at”:

I stay with my family at Christmas.
(Eu fico com minha família no natal).

Agora, perceba que as três preposições podem ser utilizadas para acompanhar a palavra “time” (tempo). Uma para a hora exata (on), outra para cumprir um horário (in) e a terceira, quando está relacionada a um mesmo tempo (at):

She arrived on time.
(Ela chegou pontualmente).

She never arrives in time.
(Ela nunca chega a tempo).

She and her friend arrived at the same time.
(Ela e o amigo dela chegaram ao mesmo tempo).

No entanto, existem casos em que não se deve utilizar as preposições, mesmo que tenha uma aparente necessidade de utilizá-las. As palavras que não devem ser precedidas de preposições são last, next, every e this.

I went to London last June.
(Eu fui para Londres no último mês de junho).

He’s coming back next Tuesday.
(Ele voltará na próxima terça-feira).

I go home every Easter.
(Eu vou para casa toda Páscoa).

We’ll call you this evening.
(Nós vamos ligar para você essa noite).

A princípio, a utilização das prepositions of time em seus devidos lugares pode parecer complicada. Porém, é muito importante conhecer as regras de forma geral, para depois aprender as exceções e utilizá-las com mais frequência e naturalidade. Essa é uma questão que demanda treino e estudo constante para, assim, atingir um ponto em que se torna natural colocar as preposições no local correto. Continue praticando e bons estudos!

Vídeoaulas sobre prepositions of time

Nos vídeos a seguir, confira como os especialistas dão ainda mais exemplos e contextos de utilização das preposições de tempo e enriqueça o seu conhecimento sobre o uso dessa classe de palavras.

Aprendendo as regras gerais

Neste vídeo, o professor traça uma comparação entre as preposições de tempo e lugar, o que favorece a compreensão de seu uso. Assim, as regras gerais ficam mais fáceis de ser compreendidas, principalmente com os vários exemplos elencados pelo professor.

Mais sobre as preposições funcionais

Aqui, o professor se aprofunda em três preposições funcionais, trazendo exemplos e o contexto em que cada palavra deve ser usada. Um ponto extra nesse vídeo é sua ênfase na pronúncia do vocabulário estudado.

Tudo em um: in, on, at e preposições funcionais

Este é um vídeo mais completo. Nele, o professor faz um mix com as preposições mais famosas e básicas, como o in, on e at. Sua aula é iniciada com uma explicação sobre a preposições funcionais e traz exemplos muito importantes para o enriquecimento do seu vocabulário.

Gostou de aprender mais sobre as preposições de tempo? Que tal elevar o seu processo de aprendizagem e descobrir como o verbo modal shall é utilizado no inglês? Confira!

Referências

Cambridge dictionary (On-line) – Disponível em: Acesso em: 26 de mar. de 2021.

English Club (On-line) – Disponível em: Acesso em: 26 de mar. de 2021.

Share.