Os verbos modais não têm uma tradução exata, mas permeiam uma modalidade. Essa pode ser probabilidade (would), capacidade (can), possibilidade (could), obrigação (must), entre outras. A seguir, você aprenderá mais sobre o must: seus significados, como usá-lo e como diferenciá-lo dos outros modais. Confira!

O que é o must

O must é um verbo modal sempre seguido por algum verbo não-modal, que dará outro peso para o seu significado. Ele é usado para expressar dever, obrigação ou suposição. Por exemplo: He must be late because the traffic (Ele deve estar atrasado por causa do tráfego). Vale destacar que a palavra ganhou variações substantivas (a mustum dever) e adjetivas (a must-see: algo importante de se ver). Aqui, o foco é o seu uso verbal para ficar bem claro a diferença entre esse modal e should.

Como usar o must

Usa-se o must para enfatizar uma obrigação ou algo muito importante que deve ser realizado. Esse verbo pode ser traduzido como “dever” ou “ter de”, com o propósito de estabelecer algo categórico. A seguir, compreenda seu uso na forma afirmativa e negativa.

Forma Afirmativa

Na forma afirmativa, usa-se sujeito + must + verbo principal + complemento. Ele indica uma obrigação ou dever. Confira os exemplos:

  • You must finish this work today. (Você deve finalizar esse trabalho hoje).
  • He must pay more attention (Ele deve prestar mais atenção).
  • They must talk about their relationship. (Eles têm de conversar sobre o relacionamento deles).
  • I must change urgently. (Eu tenho que mudar urgentemente).
  • We must learn at least ten new words Every day. (Nós devemos estudar ao menos dez novas palavras todos os dias).
  • She must help her mother. (Ela deve ajudar a mãe dela).

Forma Negativa

Para indicar negação, usa-se sujeito + must + not (ou mustn’t) + verbo principal + complemento. Nessa forma, seu sentido é de proibição. Veja:

  • You mustn’t talk to me this way. (Você não deve falar comigo dessa maneira).
  • We mustn’t waste so much food. (Nós não devemos desperdiçar tanta comida).
  • They must not go to school without their parents. (Eles não devem ir para a escola sem os seus pais).

Percebam que, tanto na forma afirmativa quanto negativa, o must não sai da sua modalidade de impor uma ordem.

Must x should

Entre o must e o should ocorre mais uma das várias situações da Língua Inglesa em que duas palavras possuem significados muito próximos. Os detalhes e o contexto são o que fazem a diferença no momento de distingui-las.

O verbo modal Should significa “deveria”. Seu sentido é de recomendação e conselho, sem impor autoridade. Por exemplo: I think you should go home. (Eu acho que você deveria ir para casa).

Já o Must, como explicado anteriormente, indica uma ordem ou imposição, ele é autoritário. Para ficar mais fácil, veja um exemplo com os dois modais em uma mesma frase:

  • Last week I told you should stop, but now I think you must stop immediataly. (Semana passada, eu falei que você deveria parar, mas agora eu acho que você deve parar imediatamente).

Na frase apresentada, primeiro há uma recomendação, e depois uma ordem. O should foi usado como uma sugestão mais moderada, visando algo bom para a pessoa, já o must indicou algo indiscutível e que deve ser feito imediatamente.

Vídeos sobre o verbo modal must

Chegou o momento de revisar o conteúdo aprendido. Confira uma seleção de vídeos com exemplos e variações do verbo modal must.

Conhecendo de perto o verbo modal must

Uma explicação simples e rápida para você não esquecer quais são as características mais importantes do must. Confira e pratique!

Decifrando o must

Uma aula superinteressante e com exemplos de uso. O legal é que o professor fala em inglês e em português. Assim, você confere a pronúncia correta e entende todo o conteúdo.

Must x should: entenda a diferença

Ficou alguma dúvida sobre a diferença entre must e should? Nesse vídeo, você confere uma ótima explicação com vários exemplos. Veja!

Agora não tem mais confusão sobre o emprego do must nas frases. Aproveite para aprender mais sobre outro modal, o verbo can. Bons estudos!

Referências

Dicionário Cambridge (On-line) – Disponível
em: Acesso em: 27 de Fev. de 2022.

Oxford Learner’s dictionaries (On-line) – Disponível
em: Acesso em: 02 de Mar. de 2022.