Confira os planos de aula de língua portuguesa para o 4º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades conforme a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz atividades prontas para serem feitas com os alunos e inclui as respostas para otimizar o trabalho do professor.

Plano de aula 1 – Ditongo e hiato (EF04LP02)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) – Ditongo e hiato
TemaDitongo e hiato
Práticas de linguagemAnálise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimentoConstrução do sistema alfabético e da ortografia.
Habilidades

(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

ObjetivosIdentificar ditongos e hiatos nas leituras diárias, bem como aprender a grafia correta das palavras.
ConteúdoIdentificação de ditongos e hiatos, bem como grafia das palavras.
DuraçãoAproximadamente duas horas.
Recursos didáticos
  • Livros, revistas, panfletos;
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia

Após ter revisado os encontros vocálicos com os alunos, o professor distribui livros, revistas e panfletos pedindo que eles procurem palavras com ditongo e hiato. O professor encoraja a participação, escrevendo no quadro as palavras encontradas pelos alunos.

Para complementar, o professor distribui as folha de atividades abaixo.

AvaliaçãoParticipação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências

Ditongo: o que é, crescente e decrescente, oral e nasal

Hiato: o que é e exemplos de palavras

atividade ditongo e hiato 4 ano
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atividade ditongo, hiato e grafia 4 ano
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Plano de aula 2 – Acentuação de palavras paroxítonas (EF04LP04)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) – Acentuação de palavras paroxítonas
TemaAcentuação de palavras paroxítonas
Práticas de linguagemAnálise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimentoConhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Habilidades

(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

ObjetivosAprender a usar o acento agudo ou circunflexo, observando o som aberto ou fechado, bem como a regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
ConteúdoAcento agudo e circunflexo, bem como regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
DuraçãoAproximadamente uma hora e trinta minutos.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia

Após ter revisado as sílabas tônicas com os alunos, exemplificando na lousa ou quadro as palavras que já aprenderam, o professor explica a regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo.

AvaliaçãoParticipação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
ReferênciasVeja no Toda Matéria: Palavras paroxítonas
atividades acentuacao paroxitonas 4 ano
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Plano de aula 3 – Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar (EF04LP08)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) – Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar
TemaGrafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar
Práticas de linguagemAnálise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimentoMorfologia
Habilidades (EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
ObjetivosEntender o uso do S ou Z nas palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar.
ConteúdoGrafia das palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar.
DuraçãoAproximadamente duas horas.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia

O professor deve revisar o que são palavras primitivas e derivadas a fim de explicar as seguintes regras:

  • se as palavras primitivas têm S, as derivadas terminam em -isar e que se não têm S, terminam em -izar;
  • substantivos derivados de adjetivos terminam em -eza e os que não derivam terminam em -esa.

Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo.

AvaliaçãoParticipação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
ReferênciasVeja no Toda Matéria: Uso do S e do Z
atividade grafia palavras terminadas em -eza-esa-izar-isar 4 ano
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Plano de aula 4 – Compreensão em leitura de notícia (EF04LP14)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) – Compreensão em leitura de notícia
TemaCompreensão em leitura de notícia
Práticas de linguagemLeitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimentoCompreensão em leitura.
Habilidades (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
ObjetivosIdentificar as informações principais nas notícias.
ConteúdoLeitura e compreensão de notícia.
DuraçãoAproximadamente duas horas e trinta minutos.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
MetodologiaO professor distribui a folha de atividade abaixo, lê o texto com os alunos e respondem às questões em conjunto, enquanto o professor explica o gênero textual notícia (características e objetivos).
AvaliaçãoParticipação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
ReferênciasVeja no Toda Matéria: Gênero Textual Notícia
atividade compreensao leitura noticia 4 ano
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atividade compreensao leitura noticia 4 ano_perguntas
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Plano de aula 5 – Compreensão da diferença entre fatos e opiniões (EF04LP15)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) – Compreensão da diferença entre fatos e opiniões
TemaDistinção entre fatos e opiniões
Práticas de linguagemLeitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimentoCompreensão em leitura.
Habilidades (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
ObjetivosAprender a distinguir fatos de opiniões em textos.
ConteúdoCompreensão da diferença entre fatos e opiniões
DuraçãoAproximadamente duas horas e trinta minutos.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
MetodologiaO professor explica a diferença entre fatos e opiniões. Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo, lê o texto com os alunos e respondem às questões em conjunto.
AvaliaçãoParticipação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências
atividade distincao entre fatos e opinioes_1
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atividade distincao entre fatos e opinioes_2
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