Seleção com planos de aulas de História para o 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Todos os planos trazem sugestões de metodologia, com conteúdos de apoio e atividades para usar em sala de aula.

Plano de aula 1 – Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) – Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro
Objeto de conhecimentoOs patrimônios materiais e imateriais da humanidade.
Habilidade (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Objetivos
  • Conhecer o conceito de patrimônio histórico e cultural;
  • Reconhecer os patrimônios como formas de preservação da memória;
  • Perceber as transformações e permanências no patrimônio histórico e cultural brasileiro;
  • Compreender as diferenças e semelhanças entre o patrimônio material e imaterial.
Conteúdo
  • Patrimônio Histórico e Cultural;
  • Patrimônio Material e Imaterial;
  • Preservação e Memória.
Duração4 ou 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
AvaliaçãoAvaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.
Referências

Metodologia

1ª Etapa – Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Apresente aos estudantes uma sequência de imagens (slides) de patrimônios culturais emblemáticos de alguns países. Sugestões: Pirâmides do Egito; Torre Eiffel na França; Coliseu de Roma; Cristo Redentor no Brasil.

Pergunte se os estudantes conhecem o que está sendo mostrado e o que sabem a respeito.

Ao final, questione sobre a necessidade destes locais serem conservados, conduzindo o debate para a importância da preservação da memória cultural das diferentes sociedades.

2ª Etapa – Desenvolvimento:

Conduza uma aula expositiva sobre patrimônio histórico e cultural, distinguindo os tipos de patrimônio material e imaterial com exemplos.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

Por fim, apresente slides com imagens de alguns patrimônios materiais e imateriais brasileiros.

3ª Etapa – Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos um exercício de identificação de patrimônios materiais e imateriais brasileiros.

Uma atividade modelo em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) – (Atividade 10).

Plano de aula 2 – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) – Os rios e as civilizações da Antiguidade
Objeto de conhecimentoO que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Objetivos
  • Compreender o papel dos rios na formação das civilizações da Antiguidade;
  • Entender a relação entre os rios, a agricultura e o processo de sedentarização nas sociedades antigas;
  • Refletir sobre as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente.
Conteúdo
  • Mesopotâmia e os rios Tigre e Eufrates;
  • Egito Antigo e o rio Nilo.
Duração4 a 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação
  • Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas.
  • A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.
Referências

Metodologia

1ª Etapa – Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Questione a turma sobre as semelhanças entre as imagens e o que eles conhecem sobre essa região do mundo.

A partir da pergunta norteadora “é possível sobreviver sem água?”, conduza os estudantes para a discussão de que naquela região do mundo surgiram grandes civilizações na Antiguidade, o que só foi possível graças aos rios.

A discussão pode ser aprofundada com a problematização sobre os rios da cidade em que a sua escola está localizada: de que forma estes rios são utilizados pela população local? Eles estão preservados?

2ª Etapa – Desenvolvimento:

Conduza uma aula expositiva sobre as civilizações da Mesopotâmia e outra sobre o Egito Antigo, com destaque para a importância dos rios.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa – Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos as listas de questões sobre as civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo:

Plano de aula 3 – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) – Cidadania e eleições no Brasil: a conquista de um direito
Objeto de conhecimentoCidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
Habilidade (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Objetivos
  • Conhecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro;
  • Reconhecer as transformações do conceito de cidadania na História do Brasil;
  • Reconhecer o processo de luta pelo direito ao voto no Brasil por grupos desfavorecidos socialmente.
Conteúdo
  • Cidadania e direito ao voto na História do Brasil
  • Movimento Diretas Já
  • Constituição de 1988 (Cidadã)
  • Sistema eleitoral brasileiro
Duração6 a 7 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas.

A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa – Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Sugerimos que a sequência didática seja iniciada com um teste de conhecimentos prévios sobre as eleições no Brasil, que pode ser realizado no formato de quiz ou de gincana entre grupos da turma.

Após o teste, converse sobre as respostas dadas pelos estudantes, conduzindo a discussão para as transformações das formas de governo na História do Brasil e das lutas pelo direito ao voto.

2ª Etapa – Desenvolvimento:

Conduza uma ou duas aulas expositivas sobre as transformações nas formas de governo na História do Brasil e sobre momentos importantes de luta pelo direito ao voto, como o Movimento Diretas Já e a Constituição de 1988.

Outros desdobramentos possíveis são a questão do voto feminino e do voto de cabresto.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa – Produção:

Plano de aula 4 – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) – A diversidade étnica brasileira na alimentação
Objeto de conhecimentoCidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
Habilidade (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
Objetivos
  • Reconhecer a diversidade étnica na formação da sociedade brasileira;
  • Entender a relação entre os hábitos alimentares de uma sociedade e suas matrizes culturais;
  • Desenvolver o respeito à pluralidade cultural.
Conteúdo
  • Matrizes culturais da sociedade brasileira;
  • Hábitos alimentares e cultura;
  • Patrimônio Imaterial.
Duração4 a 6 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa – Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Apresente alguns slides com imagens de alimentos presentes no cotidiano alimentar dos brasileiros e que tenham diferentes origens.

Sugestões: beiju (origem indígena), acarajé (origem africana), lasanha (origem europeia), sushi (origem asiática).

A cada alimento mostrado, instigue os estudantes a falar sobre qual a origem de cada um, conduzindo a discussão para o fato da diversidade étnica da sociedade brasileira estar tão presente em nossa alimentação.

2ª Etapa – Desenvolvimento:

Conduza uma aula expositiva sobre a diversidade cultural no Brasil, formada pelas matrizes indígena, africana e europeia e de povos migrantes de diferentes partes do mundo.

O conteúdo pode ser aprofundado destacando o fato de alguns alimentos, como o acarajé e o queijo mineiro, dada a importância cultural, fazerem parte do Patrimônio Imaterial brasileiro.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa – Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos que os estudantes façam uma pesquisa, individual ou em grupo, sobre a origem de pratos e receitas consumidas no Brasil.

Quando finalizada, a atividade pode ser transformada em uma exposição na escola, com cartazes produzidos pelos estudantes para cada refeição pesquisada.

Plano de aula 5 – Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) – Formas de medir o tempo
Objeto de conhecimentoAs tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Objetivos
  • Distinguir as diferentes formas de medir o tempo;
  • Apresentar os conceitos de tempo da natureza, cronológico e histórico;
  • Analisar formas e instrumentos de marcação do tempo em diferentes sociedades.
Conteúdo
  • Tempo da natureza;
  • Tempo cronológico;
  • Tempo histórico;
  • Instrumentos de marcação do tempo;
  • Calendários.
Duração4 a 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa – Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

A partir da pergunta norteadora “como podemos perceber e medir a passagem do tempo?”, faça uma lista no quadro com as respostas dos estudantes.

Conduza a discussão para que eles percebam quais formas vêm da observação da natureza (dia e noite, estações do ano, etc.) e quais foram criadas pelos seres humanos (relógios, calendários, etc.).

2ª Etapa – Desenvolvimento:

Apresente uma aula expositiva sobre as diferentes formas de perceber o tempo: o tempo da natureza, cronológico e histórico.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa – Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos um exercício sobre instrumentos de marcação do tempo.

Uma atividade modelo está disponível em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) – (Atividade 8).

Plano de aula 6 – Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) – Democracia: origens e tipos
Objeto de conhecimentoAs formas de organização social e política: a noção de Estado
Habilidade (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Objetivos
  • Compreender o conceito de democracia;
  • Entender os diferentes tipos de democracia;
  • Conhecer as origens da democracia na Antiguidade.
Conteúdo
  • Conceito de democracia;
  • Tipos de democracia;
  • Democracia ateniense;
  • Democracia no Brasil.
Duração4 a 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa – Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

A partir da pergunta norteadora “o que é democracia?”, faça uma lista no quadro com as respostas dos estudantes. Conduza a discussão para a relação entre as palavras democracia e política.

Explique a origem grega da palavra democracia (demos = povo; cracia = poder) e pergunte aos estudantes se eles acreditam que há democracia no Brasil.

2ª Etapa – Desenvolvimento:

Conduza uma ou duas aulas expositivas sobre: As origens da democracia em Atenas, na Grécia Antiga; Os tipos de democracia; A democracia no Brasil.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa – Produção:

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