“Ele é meu amigo. Entre aspas“. — nessa situação, a pessoa está indicando que ele não é tão amigo assim. Então, pode indicar que eles deveriam ser amigos e não se dão bem ou que têm uma relação além de amizade.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

( ) As aspas foram utilizadas na palavra corrupções para realçar o sentido da palavra.

Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: “Navegar é preciso, viver não é preciso.” Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, “viver não é necessário, o necessário é criar”.

As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.

Regras gerais de apresentação. 1) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

O autor utilizou aspas no trecho que vai de “Nós” até “encontrada” para sinalizar a citação direta, a reprodução fiel da fala dos pesquisadores. O autor cita essas vozes para trazer mais credibilidade às informações, pois são falas de especialistas envolvidos diretamente nos fatos divulgados.

porque ela pode ser a frase de outra pessoa ,ou por que ela quer dar ênfase ou duplo sentido para a frase.

Resposta. Resposta: Qualquer coisa usada para representar ou substituir outra, estabelecendo uma correspondência ou relação entre elas.

Resposta: A fala entre aspas é de outra pessoa e na maioria das vezes uma frase dita anteriormente por algum personagem.

A corrupção privada ou “corrupção necessária” pode ser caracterizada por diversas condutas, sendo a mais comum delas o suborno em negociações privadas, o qual é considerado, na maioria dos casos, como “natural”, e “necessário” para impulsionar os negócios privados.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Nomes de capítulos de livros, poema, crônicas, título de artigos e reportagens, títulos de palestras e apresentações. Use entre aspas e com apenas a primeira inicial maiúscula. Não use itálico.

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.

1) Acesse o Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/); 2) Digite o nome completo do pesquisador (tópico 1) e clique em pesquisar (tópico 2); 3) Abrirá uma página com a relação dos trabalhos publicados.

Texto baseado na obra do autor consultado. Consiste na condensação, tradução ou interpretação livre de partes do texto, mas fiel ao conteúdo e às ideias do autor. Não é permitido o uso das aspas e incluir o número de página é opcional.

Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.

As aspas na palavra “problema” indicam que a palavra estava em seu sentido conotativo, e não no denotativo. As aspas permitem que o leitor identifique isso e não se confunda com a mensagem.

Ao se incluir no texto uma citação de uma frase célebre, de amplo conhecimento e sem a atribuição de autoria no início do parágrafo, é obrigatório que o trecho citado seja marcado por aspas no início e no fim.

* destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico etc.); * títulos de obras. Não havendo alguma dessas 3 causas, as aspas não deverá ser usada!!