Podemos utilizar a frase: Pensei que ele era meu “amigo”. Neste caso as aspas indicam que ele, nunca foi seu amigo de verdade, só estava interessando com algo que você tinha.

No caso dos sinais de interrogação e exclamação, o critério é o seguinte: se o sinal pertence à citação, ele deve ficar dentro das aspas, mas se ele for do autor, ou seja, da pessoa que está fazendo a citação, o sinal deve ficar fora das aspas.

Foi usada entre aspas pois não está sendo usado no seu significado literal. Uma peça de roupa não fala, logo não conversa com outra. O verbo foi usado no sentido de combinar, então usa-se as aspas para marcar essa “irreverência linguística”.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Da a ideia de ironização. Algo falado em tom de brincadeira, sem ser para ser levado a serio, uma ironia por parte de quem fala.

A utilização das aspas pode ser em um sentido de ironia. Este é um uso mais casual e informal das aspas, tanto duplas quanto simples. Por exemplo: “Aquele “jogador” não marcou nenhum gol para o nosso time, hoje.” Observe que as aspas em “jogador” foi uma ironia, remetendo que ele não jogou bem a partida.

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: …
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Para que serve os doispontos? O sinal de doispontos serve para marcar uma pausa breve antes de uma citação, uma fala direta, um esclarecimento, um aposto enumerativo, uma oração apositiva e uma explicação, por exemplo.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

O significado de 9 + 2 é que deve-se adicionar 2 unidades em 9, obtendo o 11.

A terceira pessoa se refere àqueles “de fora”. Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s).

Se um texto dissertativo-argumentativo já é, em si mesmo, um tipo de texto no qual o autor expõe a sua opinião, torna-se desnecessário marcas como “eu acho” e “na minha opinião”. Teremos a impessoalidade no uso dos verbos na 3ª pessoa do singular e do plural (geralmente acompanhados do pronome “se”).

O ponto de vista da terceira pessoa usa tanto nomes próprios, como o nome de uma pessoa, quanto pronomes que se referem a indivíduos ou grupos (por exemplo, médicos, pesquisadores), mas não se refere diretamente ao leitor.

Você é tudo para mim e nada pode mudar a nossa amizade e o tamanho do meu amor por você! Eu nunca vou conseguir agradecer de verdade o tanto que você me faz bem. Você é meu melhor presente, amiga! Eu sou grata pela tua amizade, pelos teus conselhos e por sempre estar ao meu lado!

Frases para amigos para sempre
É com orgulho que sei que somos grandes amigos de longos anos e seremos para sempre, até o fim de nossas vidas. Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações. Não importa o tempo ou a circunstância, sinto que seremos amigos para todo o sempre.

Você é muito especial pra mim, nunca esqueça os bons e maus momentos que passamos juntos! Mesmo longe de você, ainda sinto seu cheiro, ainda lembro-me dos seus gritos, das nossas brigas, enfim lembro-me de tudo o que passamos juntos! Saiba que te considero como uma irmã, nosso amor é realmente FRATERNO!

Gosto muito de você e lhe desejo toda felicidade do mundo, para hoje e para sempre! Você é daquelas poucas pessoas que na vida apenas alguns tem a sorte de encontrar… Você é uma pessoa muito especial e sua amizade é muito importante para mim! Sinta-se feliz pois você é muito importante para mim!