Como todo modal verb, might não possui uma tradução exata, entretanto, geralmente, é traduzido como “talvez”. Ele atribui sentido de probabilidade e/ou sugestão para o verbo que o segue. Assim, em uma frase, sua presença indica que algo poderá acontecer ou não. A seguir, entenda como usá-lo!

Como usar o might

O modal might sempre precede um verbo. Gramaticalmente, ao usá-lo, descarta-se o elemento “to” (ficando “might play” e não “might to play”, por exemplo). Seu sentido está relacionado ao “talvez”, “pode ser que”, “poderia” ou “pode”. A seguir, aprenda a usar esse modal nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Afirmativa

Dependendo do contexto, o verbo might expressa possibilidade, sugestão ou solicitação. Confira alguns exemplos, na forma afirmativa, que demonstram esse modal em uso:

  • The storm might have stopped by now (A tempestade talvez tenha parado agora);
  • Show me where we might eat (Mostre-me onde nós podemos comer);
  • You might be a talent actor (Você pode ser um ator talentoso).

Negativa

Para indicar uma negação, usa-se o might not ou sua forma abreviada mightn’t. Confira os exemplos:

  • The show mightn’t appeal to everyone (O show pode não agradar a todos);
  • He might not have time to see you (Ele pode não ter tempo para ver você);
  • The rain mightn’t have stopped (A chuva pode não ter parado).

Interrogativa

Já na forma interrogativa, o might deve ser utilizado antes do sujeito. Veja:

  • Might we ask you a question? (Nós poderíamos fazer uma pergunta?);
  • Might I come later? (Eu poderia vir depois?);
  • Might I just interrupt for a moment? (Eu poderia interromper por um momento?).

O mais importante não é a tradução (até porque cada língua tem as suas especificidades), mas, sim, a ideia que o modal might traz para as frases. Por ele se assemelhar ao may e ao maybe, é preciso entender a diferença entre os três. Confira a seguir.

Might X may X maybe

Os três verbos modais indicam uma probabilidade ou permissão. Entretanto, há situações em que o uso de um verbo é mais indicado do que o outro. O may aparece em permissões, oferecimentos e probabilidades mais certeiras. Já o might contempla uma ocasião em que se deduz algo sem muitos indícios de que irá acontecer, embora seja possível.

Outra diferença é que o modal may é usado em contextos mais formais, já o might é mais recorrente no dia a dia. O maybe, cuja tradução é “talvez”, pode aparecer em qualquer contexto em que haja uma possibilidade.

Might: para praticar a aprender mais

Para aprender Inglês, é preciso praticar. Por isso, confira uma seleção de vídeos com ótimas explicações sobre o uso do might.

Como usar o verbo Might

Nesse vídeo, a professora Rennie ensina como usar o might. Uma explicação didática,com ótimas dicas de pronúncia. Confira!

May e Might: entenda a diferença

Nesse vídeo, a Tia do inglês ensina a diferença entre may e might. Além disso, ela explica quando usar cada um dos modais. Supersimpática, você vai amar a aula!

Quanto mais exemplos melhor: may x might

Sabe aquele professor que toda turma ama? Esse é o professor Junior. Em uma aula supercativante, ele ensina como usar o may e o might, por meio de exemplos que te ajudarão a nunca mais esquecer o conteúdo.

Gostou de aprender sobre o might? Reserve um tempo para entender o uso de outro verbo modal, o must, e continue estudando a Língua inglesa.

Referências

Collins Dictionary (On-line) – Disponível em: Acesso em: 19 de mar. de 2022.

Cambridge Dictionary (On-line) – Disponível em: Acesso em: 19 de mar. de 2022.

Learn English (On-line) – Disponível em: Acesso em: 29 de mar. de 2022.