Em língua portuguesa, as palavras são formadas por dois processos: a derivação e a composição. O processo de derivação acontece quando uma palavra recebe um afixo e torna-se uma nova palavra. Já o processo de composição ocorre quando duas ou mais palavras dão origem a uma nova. As palavras compostas, resultantes da composição, são formadas a partir de justaposição ou de aglutinação. Esse último caso de formação de palavras é o tema deste tópico.

O que é aglutinação?

De acordo com o dicionário Michaelis (on-line), aglutinação é um “processo de formação de palavras compostas, no qual ocorre a perda de fonemas em pelo menos um dos elementos. Em alguns casos, os elementos componentes só são perceptíveis por meio de análise etimológica.

Nesse sentido, entende-se que “aglutinação” é o nome dado ao processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração de dois radicais. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular decorrente de três processos: 1) da existência de um único acento tônico; 2) da troca ou perda de fonema; 3) da modificação da ordem mórfica.

A adaptação da primeira palavra pode ser de quatro espécies: (a) mudança da parte final em relação à mesma palavra quando isolada, ex.: lobis – (comparar – lobo, em lobisomem); (b) redução da palavra ao seu elemento radical, ex.: planalto, onde plan- é o radical de plano (o composto indica um solo plano e alto numa montanha); (c) elemento radical alterado em relação à palavra quando isolada, ex.: vinicultura (vin-, mas vinh- em vinha ‘árvore da uva’); (d) elemento radical que não aparece em português em palavra isolada, ex.: agricultura (a agr corresponde, em palavra isolada, campo).

A segunda palavra pode ocorrer com as seguintes alterações: a. com mudança na parte final, ex.: monocórdio (instrumento de uma só corda); b. com o elemento radical alterado, ex.: vinagre (um vinho que é acre); c. com um elemento radical diverso do que a correspondente palavra isolada, ex.: agrícola (ao elemento de composição cola corresponde a ideia de habitar ou cultivar).

Um processo diferente acontece com as palavras compostas com radicais livres, por exemplo, em guarda-chuva. Nesses casos, persiste a individualidade de seus componentes. Esses processos são chamados de justaposição.

Exemplos de aglutinação

A seguir você pode conferir 7 exemplos de palavras que foram formadas a partir do processo de aglutinação.

  • Silvicultura [do latim silva + i + cultura]: vocábulo composto por dois radicais latinos silv[com a perda de –a] [floresta] e cultura [cultura];
  • Aguardente: vocábulo composto de água + ardente;
  • Monóculos [do grego mónos + latim ocŭlus]: vocábulo composto do grego mónos + do latim ocŭlus;
  • Outrora: vocábulo composto outro + hora;
  • Pernilongo: vocábulo composto pern[com a perda de -a] + i + longo;
  • Petróleo [do latim petra + óleo]: vocábulo composto por radical latino petr[com a perda de -a] [rocha] + óleo;
  • Vinícola [do latim vinum + i + -cola]: vocábulo composto por radical latino vinum + i + -cola.

O processo de formação de vocábulos por composição via aglutinação na língua portuguesa é muito interessante, não é mesmo? Dele, lembre-se sempre que é necessário que haja alteração, geralmente, a perda da delimitação vocabular, ou seja, quando a gente dificilmente perceber – sem consultar um dicionário – quando começa uma palavra e quando termina outra. Para fixar os seus conhecimentos, assista às aulas dos vídeos a seguir! Bons estudos!

Vídeos sobre Aglutinação

As aulas apresentadas nos vídeos a seguir lhe ajudarão a fixar o conteúdo deste tópico. Aproveite!

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Neste vídeo, a professora Letícia explica os vários tipos de processos de formação de palavras que existem. Aprenda quais são esses processos e como eles operam na língua portuguesa! Atenção para o trecho que começa em 10 minutos e 35 seg., pois nele a professora passa a tratar do tema deste tópico, o processo de aglutinação.

Processo de aglutinação

Se você quer aprender mais sobre aglutinação de forma rápida e de modo didático, assista agora mesmo a este vídeo da professora Alda. 5 minutos de teoria + EXEMPLOS!

Justaposição x Aglutinação

Nesta aula, o professor Fábio Alves explica tim-tim por tim-tim tudo o que você precisa saber sobre os processos de composição para a formação de palavras em língua portuguesa. Ele trata da composição por justaposição e da composição por aglutinação, apresentando exemplos e explicações.

Se você gostou deste tópico, com certeza vai gostar de estudar um pouco sobre palavras monossílabas. Não perca tempo!

Referências

Moderna gramática portuguesa (2009). Evanildo Bechara.

Exercícios resolvidos

1. [IFMT, 2019 adaptada]

“E pra que essa pauta-bomba tão grande?”

No texto, a palavra “pauta-bomba” é composta a partir do processo de composição por justaposição. Assinale a alternativa em que esse processo não ocorre:

a) Paraquedas; segunda-feira
b) Guarda-roupa; passatempo
c) Amor-perfeito; girassol
d) Planalto; fidalgo
e) Beija-flor; passatempo

A resposta correta é a alternativa d), pois planalto e fidalgo são palavras compostas por aglutinação.

2. [Unievangélica GO, 2017]

Leia a notícia a seguir.

Paralimpíada alcança marca de 1,5 milhão de ingressos vendidos

Ás vésperas da cerimônia de abertura, Comitê Organizador acredita que todos os bilhetes serão comercializados. Ainda há cerca de 1 milhão de entradas disponíveis.

Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2016.

O termo “Paralimpíada”, adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, resulta do seguinte processo de formação de palavras:

a) composição por justaposição
b) composição por aglutinação
c) derivação sufixal
d) derivação prefixal

A alternativa correta é a letra b), pois há perda vocabular.

3. [UFMG]

Em “O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua”, há, respectivamente:

a – ( ) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição.

b – ( ) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação.

c – ( ) dois elementos formados por justaposição.

d – ( ) dois elementos formados por aglutinação.

A alternativa correta é a letra c), pois os dois processos são de justaposição, uma vez que não há perda vocabular.