Infinitivo pessoal: ter, teres, ter, termos, terdes, terem.

Pode estar no infinitivo?

Estar – assim como comer, beber, vestir, ouvir – é uma forma nominal do verbo, a que chamamos de infinitivo e não pode ser usado como um tempo verbal. Assim, devemos dizer “João está ferido”, “Carlos está em casa”, “Maria está na escola”.

Quais são os modos Infinitivos?

Existem duas formas de conjugar verbos no infinitivo: No infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado, o verbo permanece sempre igual. No infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado, o verbo sofre flexão em número e pessoa (eu, tu, ele, nós, vós, eles), conforme o sujeito.

Foi no infinitivo?

ConjugaçãoEditar

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

Quando se usa o tem?

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Tem é um verbo?

O “tem” é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “ter” (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). “Tem” é conjugado no singular, enquanto “têm” no plural.

O que significa a palavra tem?

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

Como se conjuga o verbo no infinitivo?

Terminações do infinitivo pessoal

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. …
  3. ª conjugação (-ir)

Estão é um verbo infinitivo?

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

Qual é o infinitivo da forma verbal tem?

O infinitivo da forma verbal “tem” é “ter“.

Como utilizar o infinitivo?

O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.

Tem no futuro?

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

E é verbo de ligação?

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Quando flexionar o verbo no infinitivo?

Flexão obrigatória
Quando os sujeitos da oração principal e do infinitivo são diferentes. Nesse caso, não há escolha, o infinitivo vai concordar (flexionar) com o seu sujeito. Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes.

Qual é o infinitivo do verbo chegarei?

Resposta verificada por especialistas
Os infinitivos dos verbos são: a) Chegarei: chegar.

O que é infinitivo e gerúndio?

Infinitivo – expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio – expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio – expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Faz é um verbo?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.