De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo a mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas. Dessas, 116 milhões são brasileiras.

Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2022 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora sim, o Instagram e Facebook. Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest.

Os hábitos dos usuários variam bastante: 64% costumam acompanhar e curtir as fotos de amigos, 54% participam de grupos que os interessam, 49% publicam suas fotos, curtem e interagem em publicações. O Facebook também é muito utilizado pelos usuários para se informarem sobre muitos assuntos.

Sumariando várias pesquisas, pesquisadores entendem que o uso do facebook é primariamente motivado por duas necessidades básicas: (1) de pertencer e (2) de autopromoção.

Zuckerberg

Zuckerberg é a pessoa com maior parte. Sozinho, ele possui 24% da empresa ou, calculando com o valor total do Facebook, US$ 12 bilhões de dólares.

O Instagram, que pertence à Meta, agora possui 2 bilhões de usuários ativos globalmente, chegando perto dos 2,96 bilhões dos que usam o Facebook, em um sinal de transformação da gigante de mídias sociais. O aplicativo de mensagens WhatsApp também é usado por mais de 2 bilhões de pessoas todos os dias.

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022. “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”. A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais.

Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que as redes sociais mais utilizadas pelos americanos entre janeiro e fevereiro de 2021 são YouTube (81%) e Facebook (69%).

O WhatsApp assumiu a primeira posição e é a rede social mais usada no Brasil. O YouTube segue ocupando a segunda posição da lista, acompanhada pelo Instagram e o Facebook. Em quinto lugar temos o TikTok, seguido por Messeger, Linkedin e Pinterest.

Vazamentos de dados, problemas de privacidade, decisões estratégicas controversas, recuo no número de acessos, tombos no valor de mercado. Seria o começo do fim de um império? Na prática, o Facebook ainda é a maior rede social do mundo, mas o futuro mais próximo é incerto e com muitos desafios.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

É a maior rede social do mundo, também a favorita dos brasileiros. Hoje atinge um público de massa, contemplando também um público mais velho. Possui grande alcance para um público de massa. Permite patrocinar publicações de forma extremamente segmentada, gerando mais engajamento e personalização.

Alguns dados mostram que o Facebook possui mais de 60 milhões de páginas de empresa. Porém, apenas 32% dos usuários da rede se envolvem com alguma marca. No Instagram, mais de 70% das empresas já usam a plataforma para marketing e 80% dos usuários da rede seguem, no mínimo, uma empresa. Desses, 68% se envolvem.