Linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal, onde o corpo “fala” através de gestos, expressões faciais e posturas. Explicação: A postura dos braços, pernas, cabeça e a expressão facial podem transmitir vários sentimentos.

A linguagem corporal se dá por meio de gestos, expressões faciais, olhares, posturas e outros movimentos. Por serem mais espontâneos que a linguagem verbal, são um importante complemento na interpretação daquilo que é dito.

Pierre Weil

Livro O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. O corpo fala é um livro de 1980 que serviu como uma das bases para o estudo da linguagem não-verbal. Um de seus autores, Pierre Weil, foi um psicólogo francês que passou a maior parte da vida no Brasil.

Coçar o nariz
Esta atitude pode demonstrar dúvida ou mentira. Quando, em uma conversa, a pessoa coça o nariz com frequência, este comportamento geralmente pode indicar que ela quer esconder a boca enquanto fala, algo que faz crer que nem tudo o que está sendo dito é verdade.

Ter maior domínio sobre a linguagem corporal auxilia tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. A forma de expressar o seu corpo diante das pessoas é tão poderosa quanto as suas palavras. Um simples gesto, como um braço cruzado, pode dizer muito mais sobre você do que se pode imaginar.

A expressão corporal ajuda na comunicação, cria empatia e conexão, transmite mensagens e impressões, segurança ou insegurança, interesse ou desinteresse, respeito ou desrespeito, coerência ou incoerência. Ou seja, a importância da expressão corporal é criar uma comunicação muito mais efetiva com o seu interlocutor!

A mente segue o sentimento e mesmo quando calamos emoções o corpo fala. O sistema energético humano mantém uma ligação profunda com o sistema emocional, que por sua vez mantém uma ligação com o sistema mental, que por sua vez sustenta todo o sistema de crenças, isto é, as coisas em que uma pessoa acredita.

Detalhes do livro
Essa será uma leitura que fascina, diverte, desafia e esclarece ao mesmo tempo. O livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo.

Cala a boca, cala o peito, cale-se! Mas o corpo fala, e como fala. Fala a ponta dos dedos batendo na mesa, fala o dente acirrado, rangendo estridente. Falam os pés inquietos na cama.

Colocar a mão em volta da orelha ou sobre a orelha, cutucar o lóbulo é para tentar bloquear o que está ouvindo. Pegar na orelha também é um sinal de que a pessoa já ouviu demais ou não quer falar.

Ele sorri quando vê você
Uma pessoa que está interessada em outras, oferece muitos e muitos sorrisos. (Foto: CatholicMatch).

– melhora das relações no grupo e da comunicação; – liberação das tensões internas mediante o movimento criativo; – melhora do desenvolvimento sensorial em nível de emoção, de sentimentos, de inquietações, etc.

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e a proximidade entre o locutor e o interlocutor (proxêmica).

Mão no bolso é uma linguagem corporal de descaso e desinteresse. Por outro lado, mover as mãos durante sua apresentação suporta cada palavra com um significado mais poderoso.

Ao balançar a cabeça exageradamente significa preocupação ou ansiedade por alguma aprovação, pode ser também uma tentativa de demonstrar a captação de algo de forma desesperada. > Apoiar a cabeça em uma mão ou entre as mãos demonstra desinteresse, ociosidade, tristeza e tédio.

Quando uma pessoa conversa com você e te toca, é porque se sente à vontade na sua presença. Também, porque te tocar é uma necessidade que acaba escapando nesse gesto. Portanto, atenção aos toques no braço e nas costas, especialmente mais perto da cintura.

Para quem transmite uma mensagem, a expressão corporal pode facilitar ou complicar. Uma atitude relaxada favorece a comunicação, transmitindo segurança e autoridade, pois quem domina o assunto fala com tranquilidade sobre ele. Habilidades de comunicação são muito importantes para a carreira.

A somatização ocorre quando emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam por meio de sintomas físicos. De forma leve, todos nós somatizamos, em diferentes situações da vida. Por exemplo, derramamos lágrimas, quando estamos tristes.

Rotina acelerada e estressante, problemas no trabalho, falta de contato com os amigos, falta de tempo para o lazer, esses são fatores que podem originar as doenças da alma. Elas são principalmente as que afetam nosso psicológico, como a depressão, ansiedade, angústia e fobias.

Dor de garganta: esta é uma dor bem comum e pode ser o indicador de que você está com problemas de perdoar, seja os outros ou até a si mesmo(a). Reflita sobre o amor e a compaixão.