A Teoria Ambientalista é uma teoria desenvolvida por Florence Nightingale em sua participação na Guerra da Crimeia em 1854. Sua teoria tinha como foco o meio ambiente relatando que todas condições do meio podem influenciar o processo de saúde.

Quais os principais pontos da teoria de Florence Nightingale?

A teoria ambientalista foi apresentada por Nightingale no ano de 1859. Apresenta como foco principal o meio ambiente, onde todas as condições e influências externas afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, e são capazes de prevenir, suprimir, ou contribuir para a doença e a morte.

Qual o legado de Florence Nightingale para a Enfermagem cirúrgica?

Nightingale escreveu a importância a respeito das vantagens da recuperação dos efeitos imediatos da cirurgia em uma unidade separada do hospital, observando seu cuidado de evitar infecções cruzadas vindas de outros pacientes enfermos e um cui- dado melhor assistido.

O que a Florence Nightingale defendia?

Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação.

Quais são as principais teorias de enfermagem?

A Teoria Geral de Enfermagem de Orem é formada por três construtos teóricos inter-relacionados: a Teoria do Autocuidado, a Teoria do Déficit de Autocuidado e a Teoria dos Sistemas.

Como se aplica a teoria de Florence Nightingale?

Nightingale aborda os conceitos de saúde, doença, enfermagem e ambiente, como os conceitos enquadrados na primeira categoria. Para a teórica, saúde vai além da ausência de doença, é estar bem, sendo capaz de usar bem todos os poderes que se tem. Doença é um esforço da natureza para restaurar a saúde.

Qual a ideia de Florence em reforma a enfermagem?

Em seu livro, Notas sobre Enfermagem (1860), ela escreveu que “toda enfermeira deve ter o cuidado de lavar suas mãos muito frequentemente ao longo do dia. Se lavar o rosto, também, ainda melhor”.

Como Florence Nightingale definiu a enfermagem?

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus?

Qual foi a contribuição de Florence para a enfermagem?

A enfermeira Florence Nightingale foi pioneira no tratamento humanizado de pacientes e criou métodos eficazes que reduziram em mais da metade o número de mortes de doentes. Além disso, ela fundou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres, no ano de 1860.

Quem criou a teoria do processo de enfermagem?

Em 1967, o Processo de Enfermagem foi descrito por Helen Yura e Mary B. Walsh com quatro fases: coleta de dados, planejamento, intervenção e avaliação.

Quem criou a teoria do autocuidado?

Dorothea Orem

A Teoria do Auto-Cuidado de Dorothea Orem, publicada em 1971 e 1980, foi desenvolvida a partir de um marco conceitual no qual OREM3 acredita que o profissional de enfermagem juntamente com o cliente, deve identificar déficits de capacidade no aten dimento das necessidades individuais de auto-cuidado, procurando …

Quais teorias Florence defendia?

Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes e é este produto que fundamenta a teoria ambientalista, assim, a teoria tornou-se conhecida, pois trouxe resultados inovadores ao tratamento de doentes, na manutenção de um ambiente favorável no sentido de facilitar o …

Quais foram as contribuições que a teoria de Florence trouxe para a enfermagem moderna?

Os planos de Florence para o cuidado de enfermagem transcendem o seu tempo e incitam a vislumbrar o presente e o futuro quando ela, por exemplo, tornou clara as relações entre o ser humano, o ambiente e a natureza como um meio de aprendizagem para crescimento profissional por meio da conexão entre saúde, cuidado e cura …

O que Florence Nightingale fez para reduzir a taxa de mortalidade?

Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.