O tumor hipofisário pode secretar excesso de hormônio de crescimento (GH). Se isso ocorrer em crianças e adolescentes, crescerão demasiado, tornando-se gigantes. Se ocorrer em adultos, as extremidades (mãos, pés, nariz, língua) crescerão, dando origem à acromegalia.

O que um tumor benigno na glândula hipófise pode acarretar?

A maioria dos tumores de pituitária são adenomas benignos, isto é, não se disseminam para outras partes do corpo como o câncer. Mas ainda assim podem causar problemas sérios por causa da proximidade do cérebro, do risco de invasão de tecidos próximos, como o crânio, e porque muitos deles produzem hormônios em excesso.

Quais os sintomas de tumor na hipófise?

Diagnóstico

  1. Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise.
  2. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

Quais são os hormônios produzidos pela hipófise e quais suas funções?

Veja a seguir os hormônios por ela produzidos: Prolactina: responsável por estimular o desenvolvimento da glândula mamária e a produção de leite. Hormônio do crescimento (GH): atua no crescimento do organismo e no metabolismo. Hormônio estimulador de melanócitos (MSH): estimula a produção de melanina.

Qual a função do hormônio da hipófise?

A neuro-hipófise é uma extensão do encéfalo. Não participa da produção de hormônios mas armazena e secreta dois importantes neuro hormônios, o ADH e a ocitocina: Antidiurético – ADH (ou vasopressina): O ADH é o hormônio responsável pela reabsorção de água quando ela passa pelos rins.

Quais os hormônios específicos secretados pela hipófise e suas principais funções?

A neuro-hipófise secreta principalmente dois hormônios: a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH). A ocitocina atua sobre o útero, promovendo as contrações do parto, e sobre as glândulas mamárias, estimulando a secreção do leite. O ADH controla o equilíbrio hídrico do organismo.

Como é a dor de cabeça de quem tem tumor na hipófise?

O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.

Quem tem tumor na hipófise pode se aposentar?

Sim, desde que seja considerado incapacitado temporariamente para o trabalho. Não há carência para o doente receber o benefício, desde que ele seja segurado do INSS. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada através de exame realizado pela perícia médica do INSS.

O que pode acontecer com uma pessoa se a hipófise deixa de produzir o hormônio do crescimento?

Um crescimento anormalmente lento e baixa estatura podem resultar se a hipófise não produzir uma quantidade suficiente de hormônio do crescimento.

Onde fica tumor da hipófise?

São tumores benignos localizados na glândula hipófise, que se localiza na base do cérebro, no sistema nervoso central. O tumor tem o tamanho aproximadamente de uma ervilha e quando tem alguma alteração pode atrapalhar todo o organismo do corpo.

Onde fica o tumor da prolactina?

Localizada na base do cérebro, a hipófise, é considerada a principal glândula do corpo humano.

O que acontece quando a hipófise não funciona?

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

Qual especialista trata tumor na hipófise?

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

O que é um tumor na hipófise?

O que é tumor de hipófise? Também chamado de adenoma, o tumor de hipófise é considerado raro e, em sua maioria, é benigno. Os adenomas de hipófise representam cerca de 15% dos tumores intracranianos e apenas 0,1% dos casos é maligno.