GLS – Gran Luxo Super. GLSi – Gran Luxe Special Injection. GLX – Gran Luxe Extra.

ED (Economy Drive): economia de combustível. CRV (Comfortable Runabout Vehicle): veículo confortável e versátil. GT (Gran Turismo): usada para designar versões com design mais esportivo. GTI (Gran Turismo Injection): usada para designar versões com design mais esportivo e motor mais potente, muitas vezes com turbo.

A sigla TS que significa Touring Sport, cuja tradução para o português é Turismo Esporte também teve o “I” adicionado, devido ao uso de injeção eletrônica. Porém, do mesmo modo que a sigla GTI, atualmente ela não designa mais as versões dos carros, mas somente os motores da marca Volkswagen.

O T-Cross Highline, uma de suas versões, ganhou o prêmio “Qual Comprar 2022” da revista Autoesporte na categoria Melhor SUV. A revista Quatro Rodas elegeu o modelo como o SUV compacto de “menor custo de uso do Brasil”, desbancando outros quatro rivais diretos.

LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.

LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros. LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Continua como opção topo de linha de alguns modelos.

A sigla GT, que significa “grã-turismo”, é muito utilizada em automóveis de luxo e de alto desempenho. O programa “AutoEsporte” deste domingo (11) vai explicar a importância destas iniciais na caracterização destes carros que são projetados para percorrer longas distâncias.

Mercado da versão SRV
A Hilux SRV é a versão mais valorizada da picape média da Toyota, visto que é a mais completa depois da SRX. Ainda que esta seja mais cara, abrange apenas uma das três gerações do modelo e é bastante cara.

SL/E – SUPER LUXE / EXECUTIVE. SLX – SUPER LUXO.

Vamos por partes… primeiro saiba que LT é a sigla em inglês para lifetime, que em português significa tempo de vida. Simplificando, LT é o tempo que o seu cliente compra da sua empresa. A ideia de tempo de vida refere-se desde o momento em que o cliente compra um produto da sua marca até quando ele para de comprá-lo.

Volkswagen Golf GTI “mk7”
O Golf GTI só retornou em 2013, na sétima geração, conhecida pela sigla mk7, inicialmente importado da Alemanha com o 2.0 de 220 cv. Voltou a ser produzido na mesma unidade paranaense três anos mais tarde e até teve potência incrementada em 10 cv antes de se despedir, em 2019.

Já a sigla “MPFIsignifica Multi Point Fuel Injection (Injeção Eletrônica de Combustível em Múltiplos Pontos), e assim por diante.

O Jetta GLI adota a mesma mecânica do Golf GTI 2022 europeu, mas com um pouco menos de potência. O mesmo motor 2.0 TSI oferta 231 cv e 350 Nm, enquanto no Golf GTI 8 ele é configurado com 245 cv, e a transmissão é sempre a embreagem dupla de sete marchas automática.

Jetta R-Line – detalhes
Não é difícil reconhecer um Volkswagen Jetta R-Line. A versão é marcada por para-choques mais agressivos, grade dianteira com o nome da versão, rodas aro 17 com pintura escurecida, badge R-Line nas laterais, retrovisores pretos, entre outros.

A Volkswagen encontrou o seu espaço nesse segmento focando na versão esportiva do Jetta, a GLI. Agora foi anunciada a linha 2022 do modelo, que ficou mais potente e mais equipado. O Jetta GLI é vendido em versão única e completa, com preço de R$ 216.990.

Consumo – O Jetta Highline conseguiu um bom consumo de 10,5 km/l com gasolina em um percurso basicamente urbano.

1 – Volkswagen Nivus 1.0 turbo
Com isso, é dele o título de campeão da lista de “qual o SUV com a manutenção mais barata”, onde as revisões até 60 mil km somam apenas R$ 2.612,04.