A colmeia fica então com duas rainhas, a antiga, ainda ativa, e a mais jovem. Nesse momento, podem ocorrer duas situações distintas com a família que está trocando ou puxando novas rainhas.

O que acontece com a colmeia se a abelha rainha morrer?

Caso a rainha morra ou seja removida da colméia, toda a colônia imediatamente perceberá sua ausência, justamente pela interrupção da produção do feromônio que induz as abelhas ao trabalho e que informa da presença da rainha na colméia.

Quem cruza com a abelha rainha?

Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.

Como saber se tem rainha na colmeia?

A rainha será maior e mais estreita do que todas as outras abelhas. Procure a abelha com abdômen pontiagudo. O abdômen de uma abelha fica na parte inferior do corpo, perto do ferrão. A rainha tem um abdômen mais pontudo, diferente das abelhas comuns, que têm um abdômen mais arredondado.

O que a rainha da colmeia come?

A abelha que é escolhida para ser rainha é alimentada a vida toda com geleia real, um tipo especial de alimento produzido na colmeia que nutre e possibilita a rainha a fertilidade para produzir óvulos e colocar os ovos.

Qual o valor de uma abelha rainha?

Preço de venda: Abelha rainha fecundada, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 38,00.

Porque o zangão morre depois de fecundar a rainha?

Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.

Quantos dias vive a rainha das abelhas?

O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.

Por que as abelhas matam a rainha?

A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.

Como tirar a abelha rainha da colmeia?

Para encontrar a abelha rainha na colmeia, deve-se fumegar a entrada das operárias com o fumigador para neutralizar o feromônio emitido pela rainha. Com a fumaça, as abelhas operárias ficam desorientadas, o que faz com que a rainha siga rumo à tampa da colmeia.

Como as abelhas matam a abelha rainha?

A rainha que for atingida pelas fezes da sua rival é imediatamente imobilizada pelas operárias que se concentram ao seu redor. A sua rival aproveita a oportunidade para ferroá-la. As operárias morrem após ferroar, porque o ferrão possui farpas e fica grudado no invasor.

Qual o mel que a abelha rainha come?

6 benefícios da geleia real, espécie de mel feita para alimentar a abelha-rainha. Produzida naturalmente pelas abelhas operárias para a alimentação da abelha-rainha, a geleia real é considerada um superalimento, pois concentra uma grande quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais.

O que representa a abelha rainha?

A rainha dá origem a todos os indivíduos da colônia, pela postura de ovos fertilizados (operárias e novas rainhas) e não fertilizados (machos). A sua presença na colônia e os feromônios que exala sinalizam para as operárias que ela é a líder reprodutora, além de determinarem o comportamento das operárias na colônia.

Como funciona os pedidos da abelha rainha?

Os preços e pedidos do site vão seguir sempre a campanha que estiver em vigor, portanto, preste bastante atenção na validade de seu catálogo Abelha Rainha. Todos os pedidos estão sujeitos à disponibilidade dos produtos no estoque.