Pergunta:
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS (571) A avaliação é um processo complexo, especialmente quando serve para inferir o processo de aprendizagem em crianças, e deve envolver os processos listados abaixo:
A avaliação do processo de aprendizagem em crianças deve abranger diversos aspectos, envolvendo observação, registros, análise de resultados e planejamento. A opção que melhor representa esses elementos é a letra D.
– Observação e Registros: A avaliação deve incluir a observação contínua do desempenho das crianças, identificando comportamentos, habilidades e progressos.
– Planejamento e Adequação: Inclui o planejamento inicial, considerando conteúdo, tempo e ritmo de trabalho, e a capacidade de ajustar conforme as necessidades identificadas durante o processo.
– Análise de Resultados e Reflexão: A avaliação deve envolver a análise dos resultados obtidos, permitindo uma reflexão sobre o que foi planejado, as estratégias adotadas e os resultados alcançados.
– Revisão do Processo: A capacidade de rever continuamente o processo é crucial, possibilitando ajustes e melhorias no planejamento e na abordagem pedagógica.
A letra D contempla esses elementos, refletindo a complexidade do processo de avaliação no contexto do aprendizado infantil.
#SPJ1
A pergunta completa é a seguinte:
A avaliação é um processo complexo, especialmente quando serve para inferir o processo de aprendizagem em crianças, e deve envolver os processos listados abaixo:
A)trabalhos, provas, análise dos resultados e pontuação
B)observação e registros
C)classificar e selecionar aprendizagens desejadas e resultados obtidos
D)planejamento, adequação de conteúdo, tempo e ritmo de trabalho, observar os resultados, refletir sobre o planejado, rever o processo
E)planejamento, escolha de conteúdos, aplicação de testes, análise dos resultados