Diante disso o termo “portador” tanto para síndrome de Down quanto para outras deficiências caiu em desuso. O mais adequado é dizer que a pessoa tem deficiência. A pessoa vem sempre em primeiro lugar. Ter uma deficiência não é o que caracteriza o indivíduo.

Por que não usar o termo portadores?

O termo “portador”, como se deduz, quer dizer que a pessoa carrega algo consigo. Então, quando se trata de doença, é preciso que haja algo no corpo da pessoa que a esteja dando causa, como por exemplo, algum tipo de vírus, bactéria ou mutação genética. Então, é correto dizer: “André é portador do vírus da AIDS”.

Quem tem síndrome de Down é deficiente?

Por ser considerada uma deficiência, a pessoa com Síndrome de Down apresenta determinados direitos específicos resguardados pela legislação brasileira. Em Janeiro de 2016, entrou em vigor no Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei 13.146/15.

É correto falar portador de autismo?

Pessoa autista ou pessoa com autismo? Este termo ainda vem sendo discutido, autistas que lutam pela neurodiversidade preferem ser chamados de pessoa autista, já algumas mães de autistas preferem pessoa com autismo ou pessoa com TEA. Os três termos são válidos.

Porque Síndrome de Down não é considerada doença?

É essencial entender que síndrome é um termo que designa um conjunto de sinais e sintomas, não uma doença. “O fato de uma pessoa nascer com um cromossomo 21 a mais não a torna doente. Essa alteração a faz nascer com excesso de material genético em todas as células do corpo, o que significa 329 genes a mais por célula.

Como se chama a Down?

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

O que significa o nome Down?

Significado de Down
Alteração que ocorre no cromossomo 21, conhecida por trissomia no cromossomo 21, caracterizada pela dificuldade motora, pelo atraso na articulação da fala, no desenvolvimento intelectual e, por consequência, na aprendizagem.

Qual o grau mais leve da Síndrome de Down?

Não existem graus de Síndrome de Down, o que existe é uma leitura desse padrão genético por cada indivíduo, como ocorre com todos nós.

O que substitui portador?

2 emissário, enviado, mensageiro, próprio, arauto, correio, delegado, estafeta, internúncio, mariola, pombo-correio, postilhão, rápido. Aquilo que transporta carga elétrica ou nuclear: 3 condutor, portador de carga, veículo, vetor.

Por que os termos portador de deficiência ou portador de necessidades especiais são equivocados?

Você sabe qual termo é correto? – Deficiente significa incapacidade e define a pessoa por algo que é apenas uma de suas características. –Portador de deficiência não é mais utilizado, pois as pessoas não portam deficiências. A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa.

Qual é a cor que simboliza a Síndrome de Down?

Abaixo, o símbolo da Síndrome de Down, duas mãos lado a lado nas cores amarelo e azul com um laço unindo-as nas mesmas cores. Na parte inferior da imagem e centralizado, o logo do INCLUIR, Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.

O que é correto afirmar em relação à Síndrome de Down?

as crianças com Síndrome de Down não apresentam alterações fonológicas e sintáticas, porém as habilidades pragmáticas estão comprometidas se comparadas às das crianças com desenvolvimento típico. nas crianças com Síndrome de Down é comum a presença crônica de otites externas.

Quem tem Síndrome de Down pode beber cerveja?

A pessoa com Down tem características genéticas próprias, apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre a ação da ingestão de álcool para elas, especialistas aconselham a não oferecer bebidas alcoólicas para as pessoas com Down.

É correto falar necessidades especiais?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.

O que é portador de TEA?

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e …