Epistemologia é a teoria do conhecimento geral que buscar entender a origem do conhecimento, como se conhece algo até onde se pode conhecer. Entenda um pouco mais sobre esse campo da filosofia e depois reforce seus conhecimentos com exercícios.

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O que é epistemologia

A epistemologia aborda questões relativas à fundamentação do conhecimento e ao conhecimento científico. Etimologicamente, o vocábulo vem da junção de dois termos gregos, episteme (conhecimento correto ou ciência) e logia (estudo). Em termos de estruturação de campo, a epistemologia é uma teoria do conhecimento que engloba a linha de pesquisa da filosofia da ciência, sobretudo após o final do século XVIII, com os avanços industriais e tecnológicos.

As perguntas iniciais da epistemologia são: (1) o que é o conhecimento, (2) como se conhece algo, (3) quais os fundamentos ou a origem desse conhecimento e (4) quais seus limites e suas possibilidade. Na modernidade, as perguntas passam a se direcionar para as ciências positivas, como biologia, física, química, direito e psicologia.

A origem da epistemologia

Como teoria do conhecimento, a epistemologia remonta à Grécia Antiga. Platão já se preocupava com as questões relativas ao conhecimento, a natureza e a forma de validação desse conhecimento. Um exemplo disso é o diálogo Teeteto, no qual o filósofo busca compreender o que é o conhecimento e o embate entre a verdade e o relativismo proposto pelos sofistas. Na obra, conhecimento será definido como uma crença verdadeira justificada.

Aristóteles também se debruçou sobre o tema, mas por uma perspectiva mais formal. No Organon, conjunto de obras relacionadas à lógica e ao discurso, o filósofo aborda a estruturação do silogismo.

O termo “epistemologia”, no entanto, foi cunhado apenas no século XIX pelo filósofo James Frederick Ferrier e designava a parte da teoria do conhecimento que se dedicava a analisar criticamente o conhecimento científico.

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Para que serve a epistemologia

A primeira função da epistemologia é assegurar que determinada proposição ou determinado fenômeno pode ser conhecido e tratados como verdadeiros. É pela existência da epistemologia que se atrela o “conhecimento” à “verdade”.

Em segunda instância, ao se preocupar com a fundamentação do conhecimento científico, ou seja, conseguir determinar os parâmetros lógicos da estruturação do conhecimento, a epistemologia estuda os princípios, as hipóteses, as teses e os resultados obtidos pelos diversos campos científicos.

Dessa forma, a epistemologia acaba sendo o campo que garante o comprometimento da ciência com a validade dos fatos e a veracidade deles. Ao submeter um argumento científico à análise crítica, os estudos epistemológicos conseguem validar ou não uma proposição.

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É por se saber que 2 + 2 resultam em 4 que outras operações matemáticas são possíveis. Da mesma forma que, por saber como funciona determinada tecnologia é que se torna possível superá-la. No limite, atualmente a epistemologia é o campo que faz o diálogo entre a filosofia e as ciências.

Filosofia e ciência

É importante ressaltar que filosofia não é ciência. Pelo menos, não no paradigma atual (positivista) pelo qual se compreende ciência. Isso porque os métodos científicos são completamente diferentes dos métodos filosóficos. Ou seja, filosofia e ciência não jogam pelas mesmas regras, tampouco possuem os mesmos objetivos.

Tanto a filosofia quanto a ciência utilizam a pirâmide de ascendência (sai da base, o terreno dos particulares e dos múltiplos, até chegar ao topo, lugar do uno) e descendência (sai do topo e volta para a base). No entanto, os objetos são diferentes. A ciência tem por objeto o particular, o fenômeno. A filosofia tem por objeto o todo.

A ciência faz o caminho ascendente para buscar uma teoria que dê conta de explicar os fenômenos. É a partir disso que os cientistas criam as teorias. Já a filosofia tem por objetivo encontrar os princípios (primeiros ou últimos) de todas as coisas. Ou seja, a teoria filosófica vê tudo pela unidade dos princípios e unifica (em termos de discussão e teorização) as diversas ciências.

Escolas da epistemologia

Por ser uma teoria do conhecimento em geral, existem diversas teorias para justificar o conhecimento ao longo da história do pensamento filosófico. As duas principais são:

1. Empirismo

O principal objetivo é explicar a origem, ou seja, qual é a primeira fonte do conhecimento. Para o Empirismo, todos os fenômenos e todas as ideias, por mais abstratas que sejam, são derivadas dos sentidos e das experiências sensoriais.

2. Racionalismo

Também visa descobrir a fonte primeira do conhecimento. No entanto, para o Racionalismo, é pela razão (universal, da qual todo ser racional partilha) que se reconhece os dados sensoriais. Assim, só é possível reconhecer e entender os sentidos pela razão.

Existem outras epistemologias que extrapolam os limites filosóficos, como a epistemologia genética e a epistemologia social (representada por Vygotsky).

Jean Piaget e a epistemologia

A epistemologia de Piaget, chamada de epistemologia genética, não é puramente filosófica, pois está associada a constituição do conhecimento no desenvolvimento humano. Piaget dividiu o desenvolvimento humano em fases, indicando o que se conhece em cada etapa e como esse processo ocorre:

  • Sensório-motor: fase do 0 aos 2 anos, em que o conhecimento ocorre por meio de estímulos exteriores e interiores.
  • Pré-operatório: dos 2 aos 7 anos, momento em que a criança começa a desenvolver a fala, os jogos com outras crianças com regras simples. É também nessa fase que começa o pensamento mágico e fantasioso, que inclui os contos de fada, as brincadeiras de imaginação e interpretação de papéis.
  • Operatório completo: essa fase vai dos 7 aos 11 anos, a criança já consegue solucionar problemas internos. Começa o processo de alfabetização, aquisição da escrita e cálculos associados a símbolos concretos.
  • Operatório formal ou abstrato: dos 11 aos 14 anos, no qual já é possível compreender conceitos abstratos, como o amor e outros sentimentos.

Evidentemente essas fases são um parâmetro e não uma regra. Cada criança se desenvolve no seu tempo e, para Piaget, o desenvolvimento não é estritamente linear.

Tipos de conhecimento pela epistemologia

Além das correntes filosóficas que buscavam responder às questões relativas ao conhecimento, como o Empirismo, o Racionalismo, Criticismo, Idealismo e Materialismo, existem três tipos de conhecimentos diferenciados pela epistemologia:

1. Conhecimento proposicional ou “saber que”

Esse tipo de conhecimento é muito importante, porque são princípios e garantem o estatuto de verdade. Sabe-se que 1 + 1 = 2. Sabe-se que o homem foi à Lua pela primeira vez em 1969. É por meio do “saber que” que as teorias são criadas. É por saber que o valor da aceleração gravitacional g é de cerca de 10 m/s2 na superfície terrestre que foi possível desenvolver tecnologias para explorar o espaço.

2. “Saber como”

O saber como também é importante, porque dá a possibilidade de conhecer os processos e gerar resultados. Saber construir algo, saber tocar um instrumento, saber como pilotar o foguete construído para ir à Lua. Dessa forma, o saber que e o saber como estão ligados, ainda que sejam diametralmente diferentes.

3. Conhecimento por familiaridade

Nesse caso, o conhecimento ocorre por uma relação de consciência direta entre o sujeito cognoscente e o objeto cognoscível. É direto porque não passa por uma avaliação lógica, tampouco se conhece a verdade. Os objetos desse conhecimento são os individuais, obtidos pela experiência, memória ou conceitos universais (o que faz do círculo um círculo, o que faz de uma cor tal cor)

4. Conhecimento por descrição

Diferente do conhecido por familiaridade e não mediado, o conhecimento por descrição é extremamente mediado. É o modo como se descreve determinado objeto. “Esta cadeira é preta” é uma descrição, bem diferente do que é o conhecimento da cor preta. Portanto, o conhecimento por descrição acaba estabelecendo verdades.

Sintetizando o conhecimento

Para sintetizar o que é a epistemologia, esses três vídeos vão se debruçar sobre a conceituação do termo e a aplicabilidade dele:

Epistemologia e a modernidade

O vídeo traz a importância da epistemologia no contexto moderno, mostrando como o advento da ciência no século XVIII tornou o campo epistemológico efervescente e necessário. O vídeo ainda traz outros pensadores que teorizam sobre o conhecimento, como Bacon, Hume, Descartes e Husserl.

Filosofia e seus usos

No vídeo, você verá a definição do que é epistemologia, passando pela etimologia do termo até chegar nas epistemologias de outros campos que não a filosofia. De modo didático, o vídeo também apresenta exemplos para ilustrar os termos.

Outras perguntas da epistemologia

Inicialmente esse vídeo explica as grandes perguntas da epistemologia, mas ele também aborda a questão da fonte do conhecimento (como os sentidos e a memória), de modo bem prático e acessível. Além disso, também é abordado os limites do conhecimento.

Gostou da matéria? Veja onde tudo começou com a origem da filosofia.

Referências

Teeteto, Platão (2017).
Organon, Aristóteles (2016).
Os Problemas da Filosofia, Bertrand Russell (2008).
A Estrutura das revoluções científicas, Thomas Kuhn (2017).