Repertório sociocultural é o conjunto de tudo o que aprendemos numa perspectiva cultural e social, ou seja, conhecimentos que estabelecem uma relação entre sociedade e cultura.
Esses conhecimentos são adquiridos por diferentes fontes, como os livros que lemos, o noticiário ou os filmes a que assistimos e as exposições que visitamos.
O repertório sociocultural é uma ferramenta muito importante para a redação do Enem. Isso acontece porque os conhecimentos que temos nos ajudam a produzir um texto rico em informações, demonstram que sabemos muitas coisas e sustentam a nossa argumentação.
Além da sua importância para o Enem, e também para o vestibular, o nosso repertório traz outros benefícios, tais como mais facilidade para conversarmos, para darmos a nossa opinião e para sabermos agir em diferentes situações ao longo da vida.
Como usar o repertório cultural nas redações
O uso do repertório cultural na redação mostra que somos capazes de relacionar diferentes áreas do conhecimento e que temos uma visão abrangente sobre o tema proposto.
É muito importante que os nossos exemplos estejam relacionados com o tema, ou seja, não basta citar algo com o intuito de deixar o texto mais bonito.
Ao mencionar um filme ou uma obra de arte, devemos explicar sua relevância, mostrando como ele contribui para a construção do nosso argumento.
Por exemplo:
- as citações podem ser usadas para reforçar um argumento;
- os filmes podem ilustrar uma ideia;
- os livros podem servir como referência clássica sobre um assunto;
- as obras de artes podem ser utilizadas para enriquecer a nossa redação.
Exemplo de citação na redação
Em uma redação sobre a importância da educação, podemos citar Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”.
Depois da citação, podemos explicar: “Essa afirmação de Mandela destaca o impacto da educação na transformação da sociedade, pois é por meio do conhecimento que os indivíduos conseguem promover mudanças significativas em suas comunidades.”.
Exemplo de filme na redação
Em uma redação sobre discriminação racial, podemos mencionar o filme 12 Anos de Escravidão, dizendo:
“12 Anos de Escravidão, dirigido por Steve McQueen, retrata a realidade da escravidão nos Estados Unidos no século XIX. A história do personagem principal, um homem livre que é sequestrado e forçado à escravidão, reflete como, ainda hoje, muitas pessoas sofrem com as consequências do racismo estrutural em nossa sociedade.”.
Exemplo de livro na redação
Em uma redação sobre manipulação e governos totalitários, podemos citar o livro 1984, de George Orwell:
“O romance 1984, de George Orwell, funciona como um alerta contra os riscos de governos que buscam controlar todos os aspectos da vida dos cidadãos, o que está intimamente ligado às discussões atuais sobre privacidade e liberdade.”.
Exemplo de obra de arte na redação
Em uma redação sobre desigualdade social, podemos fazer referência à pintura Os Retirantes, de Cândido Portinari:
“Os Retirantes, de Cândido Portinari, é uma obra que ilustra a dura realidade vivida por muitos brasileiros que fogem da seca e da miséria, servindo como uma poderosa crítica à desigualdade que persiste em nosso país.”.
Repertório cultural para usar em redações
Alguns exemplos de repertório cultural que podem ser usados nas redações são: citações, filmes, livros, obras de arte.
Se tivermos um bom repertório cultural, teremos mais facilidade para contextualizar e relacionar o nosso exemplo com o tema da redação.
Citações
- “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)
- “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” (Jean-Paul Sartre)
- “Era preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo.” (Simone de Beauvoir)
Filmes
Oppenheimer: o filme, de 2024, com direção de Christopher Nolan, pode ser usado para assuntos relacionados a bombas atômicas ou guerras.
Que Horas Ela Volta?: o filme, de 2015, com direção de Anna Muylaert, pode ser usado para assuntos relacionados a desigualdades sociais.
12 Anos de Escravidão: o filme, de 2013, com direção de Steve McQueen, pode ser usado para assuntos relacionados ao preconceito racial.
Livros
1984, de George Orwell: o livro pode ser usado para assuntos relacionados à manipulação e governos totalitários.
Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Harari: o livro pode ser usado para assuntos relacionados com aspectos históricos e científicos da humanidade.
O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro: o livro pode ser usado para assuntos relacionados à sociedade brasileira.
Obras de arte
Os Retirantes, pintura de Cândido Portinari: pode ser mencionada para abordar assuntos relacionados à seca.
Como Nossos Pais, música composta por Belchior: pode ser mencionada para abordar assuntos relacionados à sociedade brasileira.
O Pensador, escultura de Auguste Rodin: pode ser mencionada para abordar assuntos relacionados à reflexão crítica.
Leia também:
Com informações do Toda Matéria