Uma das grandes civilizações da Antiguidade foi a que ocorreu no Egito. Era uma civilização complexa e bem estruturada que foi de fundamental importância para as civilizações que vieram a seguir.
A arte do realizada no Egito Antigo é o tema das questões abaixo.
Questão 1
Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo está localizada no Egito. Esse monumento recebe o nome de:
A) Santuário de Stonehenge
Resposta correta: alternativa D.
A Pirâmide de Gizé, construída cerca de 2.500 a.C, é atualmente a única das Sete Maravilhas do Mundo que ainda existe. Foi construída para ser a tumba do faraó Quéops.
Questão 2
É característica da arte egípcia:
A) A liberdade formal e autonomia dos artistas para representar o mundo a partir de sua perspectiva.
B) Forte ligação com temas religiosos e mortuários.
C) Arte minimalista e de pequenas proporções.
D) Arte naturalista e fiel à realidade.
Resposta correta: alternativa B.
A arte no Egito Antigo estava completamente relacionada às crenças de seu povo. Funcionava como uma espécie de canal de transmissão dos preceitos e fé em divindades e na vida após a morte.
Os faraós eram divinizados e boa parte da arte feita no período estava ligada a construções mortuárias, estatuetas e vasos deixados nos túmulos e câmaras funerárias.
Questão 3
A arte egípcia seguia alguns padrões em seus desenhos, dentre eles, podemos citar:
Resposta correta: alternativa C.
A “lei da frontalidade” era uma regra que caracterizava a arte egípcia na antiguidade. Baseava-se na representação de pessoas com os troncos vistos de frente e suas cabeças, pernas, pés vistas de lado.
Questão 4
O que são hieróglifos e qual sua relevância para a arte produzida no Egito?
A) Os hierógliflos eram um sistema de escrita usado no Antigo Egito que forneceram valiosas informações sobre a cultura e a arte daquela sociedade.
B) Hieróglifos eram um conjunto de crenças ancestrais em figuras mitológicas que foram retratadas na arte egípcia.
C) Hieróglifo é um outro nome dado às esfinges, construções representando figuras mitológicas egípcias.
D) Hieróglifo era uma técnica de desenho feitas nas paredes das pirâmides que tinha como objetivo guiar os mortos em sua jornada para o outro mundo.
Resposta correta: alternativa A.
Os hieróglitos (ou escrita hieroglífica) eram um tipo de escrita pictográfica. Normalmente eram feitos em papiros, uma espécie de papel produzido a partir de uma planta muito comum na região.
Questão 5
Sobre os monumentos construídos pelo povo egípcio, podemos dizer que a maior diferença entre as pirâmides e as mastabas é:
A) As pirâmides eram enormes construções feitas para cultuar as divindades, assim serviam como templos e santuários. Já as mastabas eram construções menores, feitas com o intuito de servir como casas de banho.
B) As pirâmides foram construídas como túmulos dos faraós. Eram enormes edificações feitas apenas para os poderosos que dominavam o povo. As matabas eram construções mais simples, retangulares e construídas para sepultar pessoas comuns.
C) Mastaba era outro nome usado para se referir à pirâmide.
D) As pirâmides eram os túmulos sagrados dos faraós e as mastabas surgiram muito tempo depois, como uma simplificação das pirâmides.
Resposta correta: alternativa B.
Os primeiros faraós foram sepultados em tumbas similares às suas casas (réplicas), enquanto o povo comum era sepultado em construções mais simples chamadas mastabas. Mais tarde, as mastabas originaram as pirâmides, que serviam como tumba dos faraós.
Questão 6
Sobre os retratos de Fayum, assinale a alternativa que exemplifica sua técnica artística predominante e seu significado no contexto cultural egípcio.
A) Escultura em madeira, representando o caráter imortal dos indivíduos no Egito Antigo.
B) Pintura produzida em papiros, exibindo retratos de divindades egípcias e outras crenças daquela sociedade.
C) Mosaicos representando figuras de soldados e algumas cenas de batalhas e conquistas do exército egípcio.
D) Pinturas sobre madeira representando pessoas comuns em estilo mais fiel à realidade para que fossem identificadas após a morte.
Resposta correta: alternativa D.
Os retratos de Fayum eram pinturas feitas sobre madeira (cedro, carvalho ou cipreste) que representavam indivíduos comuns (provavelmente da classe média alta). Permaneciam na casa das pessoas e quando essas faleciam, as pinturas eram sepultadas junto com os corpos. Foram comuns na época da ocupação romana no Egito.
Você também pode se interessar:
Referências Bibliográficas
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994.
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.
Com informações do Toda Matéria