O escudo compreende à representação da Cruz de Savoia envolvendo o “P” presente no símbolo desde a época do Palestra Italia e o espaço interno preenchido por 26 linhas alusivas ao dia de fundação do clube, exatamente como no escudo oficial.

As estrelas fazem alusão ao mês que o clube faz aniversário – agosto, representado pelo número 8 na contagem dos meses do ano. Na circunferência menor, junto da letra “P”, estão 26 linhas verdes, que representam o dia de fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail. Além de ter um limite financeiro bem claro imposto pela diretoria, o Palmeiras não vai ao mercado para contratar uma estrela pela preocupação que tem em manter um bom ambiente no Palestra Itália.

Como o torneio não foi organizado pela Fifa ou mesmo por Conmebol e Uefa, não há um status de torneio oficial. A ausência de um campeão nacional do Brasil e de um critério claro de classificação para os participantes, também pesa contra essa decisão de ser um Mundial.

Porco Gobbato

Após 30 anos de adoração pela torcida nas arquibancadas, o Porco Gobbato foi oficializado como mascote do clube em 2016, ganhando uma forma robusta e imponente e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito.

Cruz de Savoia

PALMEIRAS. Fundado em 1914 sob o título de Palestra Itália, o clube teve como primeiro escudo a Cruz de Savoia – brasão da Casa de Savoia, família nobre que dominou a Itália até a proclamação da República daquele país, em 1946. A princípio foi adotado um distintivo menor, na cor verde.

Desde 2015, o Palmeiras já conquistou: duas Copas do Brasil (2015 e 2020), três Brasileiros (2016, 2018 e 2022), duas Libertadores (2020 e 2021), três Paulistas (2020, 2022 e 2023), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Mas você sabe por que a cor do clube é verde? Vem com a gente que aqui explicamos tudo: Desde sua fundação, em 1914, o Palmeiras tem as cores branca e verde em seu uniforme oficial. E elas remetem diretamente à bandeira italiana, que é Verde, Branca e Vermelha.

Atual vencedor da competição, o Palmeiras é o maior campeão da história do Brasileirão, com 11 títulos.

Com três títulos da Copa Libertadores da América conquistados em sua história, o Palmeiras divide o topo do ranking de maiores campeões brasileiros do torneio com outras quatro equipes. Campeão em 1999, 2020 e 2021, o Verdão é parte da história da competição continental de futebol.

O ministro do Alexandre de Moraes declarou, na quinta-feira (23), que o Palmeiras não possui título do Campeonato Mundial de Clubes durante uma sessão do Supremo Tribunal Federal.

Sim, o Palmeiras possui um título mundial reconhecido pela FIFA. Em 1951, o clube venceu a Copa Rio Internacional, um torneio disputado por clubes de diversos países e considerado pela FIFA como a primeira competição interclubes de nível mundial.

“Dono da América Verde em 2021, o Primeiro Campeão Mundial foi confirmado pela Fifa na primeira edição do novo formado da Copa do Mundo de Clubes, em 2025!”, exclamou o time palestrino (veja o post abaixo).

SANTOS. O Santos foi o primeiro clube brasileiro a levantar a taça do Mundial de Clubes. Em 1962, a então chamada Copa Intercontinental, foi disputada apenas entre o campeão Sul-Americano e o campeão Europeu daquele ano.

Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional. São seis os clubes brasileiros reconhecidos como campeões mundiais.

A história
Em relação ao nome da tradicional marca, uma lenda conta que a Caninha 51 tem esse nome porque seus produtores, supersticiosos ao ponto de correrem até de gato preto, armazenavam a melhor aguardente da safra sempre no mesmo barril, o de número 51.

Recentemente, a diretoria do Palmeiras resolveu alçar o porco de um apelido para um mascote e assim surgiu o Porco Gobbato, a segunda mascote do clube ao lado do Periquito. Durante as partidas do Palmeiras como mandantes, os dois são responsáveis por receber a torcida e os jogadores no gramado.

Com isso, o Palestra Itália passou a se chamar Palestra de São Paulo. Ainda assim, o governo exigiu uma outra mudança, e surgiu o que até os dias atuais conhecemos como Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras.

Fundado por imigrantes italianos, seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia. Em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Cada estrela significa um recorde mundial quebrado pelo atleta. O primeiro nas Olimpíadas de 1952 e o segundo no Pan-americano de 1955. Douradas para o título do Brasileiro (1987) e Copa do Brasil (2008) e prateada pela Série B (1990). Quatro estrelas se referem aos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000).

Share.