Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Que tipo de fezes é normal?

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Quais as cores das fezes e seus significados?

Fezes verdes podem ter bílis, o que pode ser um sinal de que a comida está a mover-se rapidamente pelo intestino — como na diarreia. Fezes amarelas podem indicar excesso de gordura. Se tiver fezes escuras, pretas ou vermelhas, pode estar presente sangue — entre em contato com o seu médico para aconselhamento.

Qual a cor das fezes de quem tem câncer no intestino?

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Qual é a cor das fezes de quem tem câncer?

Fezes avermelhadas
Porém, outros problemas, como a Doença de Crohn, colite ulcerativa e câncer também podem causar sangramento. Desse modo, fezes avermelhadas são sempre um sinal de alerta e exigem consulta médica a fim de realizar o diagnóstico e o tratamento adequados.

Como saber se está tudo bem com seu intestino?

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Como saber se está doente pelas fezes?

Sinais de alerta
As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Quais são os 7 tipos de fezes?

7 principais tipos de cocô (e o que dizem sobre a saúde)

  1. Pequenas bolinhas duras. As fezes do tipo 1 são caracterizadas por pequenas bolinhas duras e separadas como coquinhos, sendo normalmente duras para sair. …
  2. Linguiça encaroçada. …
  3. Linguiça com rachaduras. …
  4. Salsicha lisa e macia. …
  5. Pedaços macios. …
  6. Massa pastosa e fofa. …
  7. Diarreia.

O que significa quando as fezes estão claras?

As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares. A consistência das fezes sugere o quanto elas demoraram a serem evacuadas.

O que significa fezes marrom claro?

Eliminar fezes claras sinaliza problemas relacionados ao sistema biliar, composto pelo pâncreas, o fígado, os dutos e a vesícula biliar. Isso porque é a bile, produzida e eliminada por esses órgãos, que deixa as fezes com o tom de marrom característico, por conta de uma substância chamada estercobilina.

Como saber se tem gordura nas fezes?

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

Quais alimentos deixam as fezes amarelas?

Se você come muita cenoura e batata-doce, isso pode dar uma coloração laranja ou amarelada às fezes. Se você come muita comida frita, gordurosa ou que contenha alto teor de gordura, isso pode estar deixando suas fezes amarelas.

Qual é o primeiro sinal de câncer no intestino?

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Qual o verme que causa gases intestinais?

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Qual câncer dá gases?

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

É normal fezes amareladas?

As fezes amarelas normalmente indicam uma alimentação rica em gordura, mas também podem surgir devido ao uso de remédios para emagrecimento, como o Xenical, por exemplo, que interferem nos movimentos intestinais ou diminuem a absorção de gorduras pelo intestino, alterando a cor das fezes.

Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.