Em todo o país, 22 estudantes tiraram a nota máxima, ou seja, nota 1 mil, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mais de 2 milhões de candidatos, só 22 conseguiram tirar nota mil na redação. O que eles fizeram de extraordinário para atingir a pontuação máxima?

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Redação: peso 4. Ciências da Natureza: peso 4. Ciências Humanas: peso 1. Linguagens e Códigos: peso 2.

Nacional Jovem
O número de redações zeradas corresponde a cerca de 4,31% do total, com motivos que vão de fuga do tema a deixar o espaço em branco. Para saber como evitar zerar a redação da prova do Enem 2022, o Nacional Jovem conversou com Pedro Lima, professor de Língua Portuguesa e especialista em redação.

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Portanto, de acordo com o formato da prova, podemos já começar as esboçar as matérias mais importantes para o Enem: 1 – Matemática e redação. 3 – Português. 4 – História e Geografia.

A nota de corte do Sisu é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada. Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e na quantidade de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.

Em Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, a média deve ser superior aos 510 pontos. Já na Redação, a nota deve retomar o crescimento após a queda de 2018, e ficar acima dos 560 pontos.

Redações com “impropérios, desenhos e formas propositais de anulação” receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem. Até um rabisco no meio do texto entra nessa categoria de erro.

Quem pretende cursar Medicina precisa enfrentar as maiores notas de corte entre todas as graduações. No SiSU do primeiro semestre de 2022, a média das notas de corte de Medicina ficou em 793,62 pontos.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2. Na prova de Matemática e suas tecnologias, a média registrada foi de 533,72. A maior nota foi de 953,1, e a menor de 310,4. Na prova de Ciências humanas e suas tecnologias, a média das notas ficou em 519,61.

Já aqueles que são muitos procurados, mas que têm uma grande oferta de vagas, como Direito e Administração, podem ter entrada com notas a partir de 500 pontos. Os mais fáceis de conseguir são os de licenciatura e o de formação tecnológica.

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

Para acessá-lo, é necessário acessar o site do Enem e entrar no Portal do Participante. Após informar o número do CPF e senha, o participante deve clicar em seu Boletim de Desempenho Individual. No boletim, você poderá consultar sua nota final, a média geral e a correção da prova de redação.

Share.