A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais.

O que é poética pessoal?

Poética pessoal designa como o individuo se expressa por meio da arte, ou seja, as formas de comunicação que estabelece com o meio e com as pessoas ao seu redor, através da linguagem artística.

O que é uma poética pessoal de um artista ou grupo?

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater.

O que é poética exemplo?

A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.

O que é uma fala poética?

A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva.

O que é uma mensagem poética?

É a função da linguagem que dedica-se à mensagem
A Função Poética, também conhecida como estética, é a função da linguagem que tem como objetivo valorizar a mensagem, da forma que ela está sendo transmitida.

Como identificar o eu poético?

Quando dizemos “eu poético” estamos nos referindo à voz que se expressa dentro do poema, ou seja, aquela voz responsável por nos transmitir sentimentos e emoções. O autor, por sua vez, é quem cria o poema.

O que é prosa poética exemplo?

Prosa Poética
A aplicação dos elementos, contudo, é subordinada ao alongamento do discurso narrativo, cuja tendência é o olhar lírico sobre a realidade. Entre os principais exemplos de prosa poética na obra da literatura brasileira está “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa.

O que é uma experiência poética?

A experiência poética funda-se na percepção física da existência. O poeta busca dar a ver, através de imagens, aquilo que deseja exprimir e tende a valer-se da palavra como uma coisa em si.

Onde é uma composição poética?

A composição poética é, geralmente, redigida em verso. Porém, hoje considera-se que pode ser também em prosa. Para isso, terá de possuir uma certa musicalidade e ritmo e obedecer às regras da poesia, onde as palavras ganham grande simbolismo, profundidade, musicalidade e ritmo.

Qual é a diferença entre estética e poética?

A Estética diz respeito a estados não ao sentido de ser. A estesia é sempre causal. Já o poético é não-causal, porque vigora no sentido do silêncio do ser.

O que um artista literário faz?

A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

O que é estética poética?

Estética e poética. É um ramo da filosofia da arte que estuda a qualidade das obras artísticas em função de como são produzidas, o que expressam e o que provocam na sociedade A poética representa as ideias do artista, o que ele pretende transmitir ao espectador.

Onde é usada a função poética?

Capaz de conferir enorme expressividade aos textos, a função poética da linguagem não está restrita aos textos literários e aos poemas: é muito utilizada na publicidade, na música e em provérbios. Dessa forma, é importante ressaltar que nem sempre a linguagem literária apresenta o predomínio dessa função.

Qual é o tipo de linguagem utilizada no poema?

A linguagem do poeta
A linguagem que o poeta usa não é uma linguagem comum. Os poetas não usam as palavras em seu sentido literal, do modo como estão no dicionário. A linguagem do poema Poemas não é comum. Ela expressa o modo particular como o poeta Mário Quintana vê e sente o mundo.

O que é uma imagem poética?

São imagens, não a coisa em si. Nesse sentido, a imagem é sempre um produto psicológico, algo que está no nosso imaginário. Ou seja, o uso da imagem permite que o que está sendo dito, não seja literalmente o dito, mas que seja uma vasta possibilidade de coisas sendo ditas.

O que é uma criação poética?

O entrelaçamento do poeta com o mundo vivido mostra que a criação poética é um tecido bordado com as cores do perceber, do sentir, do expressar, numa transubstanciação que revela o poeta, o corpo, a cultura e a poesia, como um único Ser.

Quais são as características de um classificado poético?

SÃO TEXTOS PEQUENOS E, NORMALMENTE, SEM QUALQUER ILUSTRAÇÃO. APRESENTAM COMO ELEMENTOS: TÍTULO – CORPO DO TEXTO – MEIO DE CONTATO. OS CLASSIFICADOS POÉTICOS SÃO VERSOS CHEIOS DE POESIA QUE ANUNCIAM COM HUMOR A VENDA OU A TROCA DAQUILO QUE QUEREMOS.