A explicação mais conhecida sobre o pescoço grande da girafa é de que ele serve para que o animal se alimente de folhas altas. Assim, ela escaparia da competição por alimento com outros herbívoros (seres vivos que se alimentam de vegetais).

Como a girafa adquiriu a característica de ser tão alta?

Dessa forma, as girafas adquiriram esse aspecto de longo pescoço devido ao fato de alimentarem-se das folhas das copas das árvores. Essas, consequentemente, tornaram-se escassas em uma determinada altura, fazendo com que as girafas esticassem cada vez mais seus pescoços para alcançarem as folhas mais altas.

Como Darwin explicaria?

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como “descender com modificações”, a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Como Lamarck e Darwin explicaria a evolução do pescoço da girafa?

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como “lamarquismo”, é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.

Como era a girafa antigamente?

Acredita-se que há muitos e muitos anos existiam girafas de pescoço comprido e girafas de pescoço curto. As girafas de pescoço curto se alimentavam de grama e arbustos que estavam ao seu alcance, enquanto que as girafas de pescoço comprido comiam folhas que encontravam nas copas das árvores.

Como a girafa foi criada?

De acordo com a literatura científica mais recente os ancestrais mais próximos das girafas modernas provavelmente evoluíram na Ásia por volta de 12 milhões de anos quando a Bohlinia aparece no registro fóssil com seu pescoço já alongado e/ou mais recentemente possivelmente no sul da Europa central cerca de 8 milhões de …

Como foi a evolução da girafa?

Lamarck acreditava que os longos pescoços de girafas evoluiram por gerações a fim de alcançarem as folhas cada vez mais altas. Alterações através do uso e desuso Lamarck ficou impressionado com a semelhança de muitos dos animais que ele estudou, e também com o crescente registro fóssil.

Quantos corações tem uma girafa?

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

O que a girafa tem medo?

Na África vivia uma girafa que tinha medo de altura. A girafa não tinha medo de subir em lugares altos, mas tinha medo de sua própria altura. As girafas têm o pescoço muito longo e por isso sua cabeça fica bem longe do chão.

Como Lamarck explicou o pescoço comprido da girafa?

De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos. De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.

O que diz a lei de Darwin?

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

É comum ouvir pessoas falando erroneamente?

É comum ouvirmos pessoas falando erroneamente que Darwin afirmou que o homem veio do macaco. Diferentemente do que muitos dizem, Darwin apenas explicou que em algum momento no passado todos nós compartilhamos um ancestral.

Qual foi a maior descoberta de Charles Darwin?

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Onde Darwin e Lamarck falharam?

Lamarckismo e Darwinismo
Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos. Como vimos, as teorias de Lamarck falharam ao considerar que o maior uso de um órgão irá desenvolvê-lo e que essas características adquiridas ao longo da vida seriam transmitidas aos descendentes.

Qual é a principal diferença entre as leis de Lamarck e de Darwin?

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.

Quais são as duas leis mais conhecidas de Lamarck?

O lamarckismo baseia-se em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. Um dos primeiros trabalhos que contradisseram as ideias fixitas foi criado por Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) em 1809.

Qual é o animal que mais dorme?

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

Porque a girafa tem a língua azul?

Sabia que o pescoço longo da girafa só tem sete vértebras? E que a sua língua tem uma proteção de queratina que lhe confere uma tonalidade azul escura?

Quantas girafas tem no Brasil?

Em todo o país, atualmente, existem 17 girafas. O casal da espécie que vivia no antigo zoológico do Rio morreu há 7 anos. O Bioparque da Quinta da Boa Vista não tem girafas.

Por que a girafa não fala?

As folhas prenderam-se no comprido pescoço da girafa e, por mais que ela tossisse e cuspisse, ficaram grudadas em sua garganta, calando-a para sempre. Daí em diante seus descendentes passaram a nascer sem voz.

Quantos corações tem o elefante?

Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.