Pergunta:

Mesmo com a divulgação do relatório Focus semanalmente pelo Bacen, no qual indica vários indicadores, entre eles a projeção da taxa de câmbio para períodos futuros. Não há como ter a certeza, se realmente a taxa de câmbio seguirá as tendências projetadas, uma vez que são vários fatores do dia a dia que influenciam na valorização ou desvalorização do real frente ao dólar americano. Considerando que o mercado de câmbio é muito dinâmico e que as empresas que têm passivos em moeda estrangeira estão sujeitas ao risco cambial, a respeito do conteúdo visto em nossas aulas sobre instrumentos de proteção cambial, analise as afirmações a seguir: I) O NDF é uma operação de compra e venda de moeda estrangeira para liquidação em uma data futura a uma taxa pré-definida. II) O NDF é uma operação de câmbio futuro negociada na Bolsa de Valores. III) Na liquidação (vencimento) do contrato de NDF não há a entrega física da moeda estrangeira. IV) Empresas que contratam financiamento à importação são obrigadas a contratar uma operação de hedge cambial. V) No vencimento é realizado um ajuste financeiro entre a diferença da taxa contratada do NDF e a taxa de câmbio PTAX do dia da liquidação. São corretas as afirmativas: A I e II apenas B I e III apenas C I ,III e V apenas D II, III e IV apenas. E III, IV e IV apenas.

Respostas


O mercado de câmbio é um ambiente extremamente dinâmico e imprevisível, influenciado por uma miríade de fatores econômicos, políticos e sociais. Empresas que possuem passivos em moeda estrangeira estão constantemente expostas ao risco cambial, que pode ter impactos significativos em suas operações financeiras. A alternativa correta é a C: I, III e V apenas.

Aqui está uma explicação detalhada:

  • I) O NDF é uma operação de compra e venda de moeda estrangeira para liquidação em uma data futura a uma taxa pré-definida. Isso está correto. NDF, ou Non-Deliverable Forward, é um contrato financeiro que permite a hedging contra o risco cambial sem a necessidade de entrega física da moeda.
  • II) O NDF é uma operação de câmbio futuro negociada na Bolsa de Valores. Isso está incorreto. NDFs são geralmente negociados over-the-counter (OTC), não em uma bolsa de valores.
  • III) Na liquidação (vencimento) do contrato de NDF não há a entrega física da moeda estrangeira. Isso está correto. Como mencionado, NDFs são liquidados em dinheiro, não através da entrega física da moeda.
  • IV) Empresas que contratam financiamento à importação são obrigadas a contratar uma operação de hedge cambial. Isso está incorreto. Embora o hedge cambial possa ser aconselhável para mitigar o risco cambial, não é uma obrigação.
  • V) No vencimento é realizado um ajuste financeiro entre a diferença da taxa contratada do NDF e a taxa de câmbio PTAX do dia da liquidação. Isso está correto. A diferença entre a taxa contratada e a taxa PTAX no vencimento determina o val

#SPJ1