Pergunta:

Literatura de Cordel é o nome que se dá aos folhetos, contendo a literatura popular em verso, que registram o pensamento do povo diante dos acontecimentos que mais o impressionam. (WEITZEL, 2013, p. 116). Retomando as origens, pode-se dizer que a primeira fonte de temas explorados no cordel foi (foram): a. Relatos de notícias b. Cultura popular do Nordeste c. Literatura oral da Idade Média d. Romances clássicos

Respostas


A resposta correta é (c), Literatura oral da Idade Média. A literatura de cordel é uma manifestação cultural que tem suas origens na Idade Média, quando os trovadores viajavam pelo mundo cantando e contando histórias. Essas histórias eram transmitidas oralmente de geração em geração, e muitas delas foram adaptadas para os folhetos de cordel.

A literatura de cordel

A literatura de cordel é um gênero literário popular escrito em verso, de origem tanto escrita quanto oral. Recebe tal nome por ter sido distribuída em os chamados ‘pliegos de cordel’, ​ cuadernillos impresos sin encuadernar y exhibidos para su venta en tendederos de cuerdas.

A literatura de cordel tem suas origens na Idade Média, quando os trovadores viajavam pelo mundo cantando e contando histórias. Essas histórias eram transmitidas oralmente de geração em geração, e muitas delas foram adaptadas para os folhetos de cordel.

No Brasil, a literatura de cordel se desenvolveu especialmente na Região Nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Essa região é marcada por uma forte cultura popular, e a literatura de cordel é uma das suas expressões mais importantes.

#SPJ1