O Kung Fu tem origem chinesa, e é reconhecido tanto como um esporte de combate quanto como uma arte marcial. Abrange técnicas de chutes, socos, torções e luta corpo a corpo. Essas técnicas podem ser executadas de mãos livres ou usando armas, como bastão, espada ou outras armas tradicionais chinesas.

Como observação, enquanto no ocidente é conhecido como kung fu, na China e no restante oriente, ele é conhecido como wushu.

Estilos de kung fu

Há centenas de estilos de kung fu, dentre os quais:

  • wushu tradicional
  • wushu interno
  • sanda
  • shuaijiao
  • taolu esportivo

Wushu tradicional

O wushu tradicional, originalmente praticado como uma arte de guerra para autodefesa, deu origem ao kung fu esportivo. Com o passar dos anos, sua prática passou a compreender princípios de ética e moral, além da promoção da saúde e bem-estar.

Com origem na China, desenvolveu-se por todo o país e adquiriu técnicas diferentes conforme a região onde era praticado. Assim, surgiram vários estilos diferentes.

No wushu são utilizadas técnicas de mão, perna, combate, além do uso de armas tradicionais.

Wushu interno

Kung fu
Homem asiático praticando Tai Chi ao ar livre

O wushu interno caracteriza-se pela execução de movimentos suaves e lentos, que são coordenados com a respiração.

Compreende outros estilos, tais como o Taijiquan (Tai Chi Chuan), Baguazhang (Pa Kua), Tuishou e Xingyiquan (Hsing-i), sendo o Tai Chi Chuan o estilo de wushu interno mais praticado em todo o mundo.

Os benefícios da prática do Tai Chi são comprovados e estão relacionados ao sistema esquelético, circulatório e endócrino, podendo influenciar na reabilitação das pessoas. Além disso, a prática esportiva pode promover a integração social, em diversas áreas.

Nas competições de Tai Chi Chuan, o atleta realiza uma sequência coreografada, sendo avaliado pela sua performance.

Sanda

Sanda
Dois homens lutando Sanda, estilo moderno de Kung fu

O Sanda é um estilo moderno de kung fu que tem suas raízes nas técnicas tradicionais da arte marcial chinesa. As técnicas usadas incluem chute, projeções (quedas), soco e combate sem uso de armas.

Geralmente, as lutas de sanda são realizadas em 3 rounds, com duração de 2 minutos cada. Entre cada round, há um descanso de 1 minuto.

Shuaijiao

O Shuaijiao é um dos estilos mais antigos de kung fu. Caracteriza-se pelas técnicas de projeção (quedas), rolamentos, em combate sem uso de armas.

Compreende outros estilos, tal como o Baoding (Kuaijiao), sendo o estilo de Shuaijiao o mais popular no Brasil.

É praticado numa arena circular com 9 m de diâmetro (ou 8 x 8), coberta de espuma, e que fica a 80 cm do chão. Ao redor da arena, há uma área de proteção, em forma de quadrado, com um tamanho de 12 x 12 metros ou 14 x 14 metros.

Os atletas usam uma roupa específica, chamada jiaoyi.

As lutas de Shuaijiao são realizadas em 2 rounds, com duração de três minutos cada. Entre cada round, há um descanso de 30 a 60 segundos.

Taolu esportivo

Dois homens praticando changquan_estilo de taolu esportivo_kung fu
Dois homens praticando Changquan, estilo de Taolu esportivo do Kung fu

O Taolu consiste na prática de rotinas predefinidas de um conjunto de técnicas, apresentadas sem oposição. Essas técnicas incluem movimentos de mão, perna, rasteiras e saltos, as quais são coreografadas e requerem bastante equilíbrio.

As rotinas de Taolu podem ser realizadas com e sem uso de armas. Durante as competições, os movimentos realizados pelos atletas são avaliados pelos árbitros.

Este estilo é dividido em três áreas: Changquan (técnicas do Norte), Nanquan (técnicas do Sul) e Taijiquan (técnicas de Tai Chi).

É praticado numa área de 8 x 14 metros, coberta de espuma.

Origem do kung fu

O kung fu surgiu na China, através de métodos que evoluíram ao longo dos séculos. Inicialmente praticado para diversos fins, como autodefesa, artes marciais, hábito de vida saudável ou entretenimento, tornando-se popular.

A combinação de filosofias, que incluía a valorização de princípios morais, deu origem a ampla variedade de estilos de kung fu, como Xingyiquan, Baguazhang e Taijiquan.

O kung fu começou a ser visto como um esporte popular no início do século XX. Em 1923, os Jogos Nacionais Chineses de Wushu foram realizados, marcando um marco importante. Em 1936, foi realizada uma demonstração do kung fu nos Jogos Olímpicos de Berlim.

Em 1990, foi fundada a International Wushu Federation (IWUF). Em 1992, foi fundada a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), filiada à IWUF, à Pan American Wushu Federation (PAWF) e à Federación Suramericana de Wushu (FESUWU).

Leia também:

Esportes de combate: o que são e exemplos

Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Referências Bibliográficas

Confederação Brasileira de Kungfu Wushu. Acessado no dia 08/04/2024. Disponível em:

MOCARZEL, Rafael Carvalho Da Silva; MURAD, Mauricio; CAPINUSSÚ, José Maurício. (2013). O kung-fu wushu e os jogos olímpicos: história e possibilidades de inserção. Corpus et Scientia, 9(1), 115-125.

Com informações do Toda Matéria