As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades. Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada.

O que significa a placa amarela e preta?

As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.

Como saber a placa amarela de um veículo?

Posso consultar carros e veículos antigos? Caso o veículo ainda seja no estilo de placa amarela, com duas letras, não será possível realizar sua consulta conosco. A busca de placa antigas, não pode ser realizada de forma digital. Necessitando ir até o DETRAN para obter dados do veículo.

Onde os carros têm placa amarela?

Em Israel, a cor da placa é levada muito a sério. Os cidadãos israelenses utilizam a cor amarela, já os palestinos têm uma placa diferente nas cores verde ou branca. Na Europa, em razão da União Europeia, os carros têm placas nas cores brancas e amarelas e seu padrão é semelhante.

Quando saiu as placas amarelas?

Os carros particulares passaram a usar placas laranjas (amarelas, a partir de meados da década de 60) com algarismos pretos; os veículos oficiais usavam placa branca com fonte preta; e os carros de aluguel usavam placa vermelha com algarismos em branco.

Qual a diferença da placa vermelha e amarela?

As placas de Pare R-1 (vermelha) se encaixam na categoria “regulamentação”, enquanto as amarelas (A-15) são de advertência, com intuito de alertar o condutor para possíveis perigos na via. As placas de indicação, por sua vez, podem ser verdes, marrons ou azuis.

O que é a placa azul?

Placa Azul – Veículos de Representação Diplomática ou Consular. As placas azuis são mais raras e aqui no Brasil são utilizadas por Veículos de Representantes Diplomáticos, sendo assim uma categoria restrita a embaixadas e outras entidades de caráter internacional.

Como mudar de placa amarela para cinza?

Para solicitar a regularização de veículos com placa de 2 letras, o proprietário do veículo ou o seu procurador dará entrada no processo na unidade de atendimento do município de residência do proprietário. O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento.

O que cada cor de placa significa?

Cinza com escrito preto: Carro particular, é o modelo de placa padrão; Vermelha com escrito branco: Carros de aluguel e transporte público; Branca com letras vermelhas: Carros de aprendizagem (autoescola); Branca com letras pretas: Carros oficiais (governos, bombeiros, polícia, etc);

O que é a placa vermelha?

O que é a placa vermelha? A placa vermelha é obrigatória nos veículos de transporte público de aluguel, sejam para transporte de pessoas, seja para transporte de cargas. Ela está determinada pela Resolução 241 do Conselho Nacional de Trânsito — CONTRAN.

O que significa a placa dourada?

Dourada – Carro Diplomático/Consular (Missão Diplomática, Corpo Consular, Corpo Diplomático, Organismo Consular e/ou Internacional e Acordo Cooperação Internacional); Verde – Carros Especiais (Experiência / Fabricantes de veículos, peças e implementos); Cinza Prata – Carro de Coleção.

Onde fazer a placa antiga?

Desde março de 2020, o serviço de emplacamento deve ser realizado diretamente em uma empresa estampadora de placas mediante o pagamento da taxa do serviço à própria empresa. Consulte aqui as empresas credenciadas pelo Detran.

Qual a cor da placa dos carros da prefeitura?

Branca com letras pretas: é usada por veículos oficiais federais, estaduais ou municipais. Viaturas policiais e carros de bombeiros e da prefeitura também possuem este tipo de placa.

Quais são os tipos de placas de trânsito?

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. …
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. …
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. …
  • Placas Educativas. …
  • Placas de Atrativo Turístico. …
  • Serviços Auxiliares.

O que significa placa azul na estrada?

Azul: significam serviços, como postos de gasolina.

Qual é a cor da placa educativa?

Cinza claro – há ainda algumas placas em estradas de fundo cinza claro, quase branco, e dizeres em preto – geralmente apenas texto. São as placas educativas. Elas trazem mensagens simples, cujo objetivo é a conscientização de condutores e usuários.

Como são as placas de indicação?

As mensagens das placas de indicação possuem caráter informativo ou educativo. Estas placas estão divididas nos seguintes grupos: placas de identificação, placas de orientação de destino, placas educativas, placas de serviços auxiliares e placas de atrativos turísticos.

O que significa a placa preta?

Criada a partir de uma lei em 1998, ela é concedida em condições específicas para veículos de coleção. Pouca gente sabe, mas além de carros, motos e caminhões também podem receber o item. A placa preta surgiu para diferenciar os automóveis antigos, dando status de item de colecionador.

O que significa placa branca?

A placa cinza é a mais comum, já que designa os automóveis particulares. A placa vermelha é colocada em táxis e ônibus. A branca é restrita aos carros oficiais.