O Brasil é um país repleto de fatos históricos e, diante disso, hoje ensinaremos você a como memorizar de forma fácil e rápida esses acontecimentos. Já que queremos que você tenha um excelente desempenho nas provas.
O Brasil é um país que possui uma vasta cultura e a sua história marcada por situações nas diversas áreas. No entanto, é primordial você saber quais são elas e memoriza-las.
Pois, o seu desempenho dependerá disso, afinal, precisamos entender sobre a nossa cultura não é? Diante disso, preparamos 3 dicas sobre como memorizar os acontecimentos e usa-los de forma correta na sua prova.
Dica número 1: Aprenda os pontos chave de cada ocasião
Você já deve ter visto que cada ocasião tem o seu evento desencadeador, não é mesmo? Pois bem, vamos entender na prática sobre as mais importantes para que você comece a treinar isso, afinal é simples, porém, merece atenção, pois cada fato tem o seu “gatilho” ou ponto chave de início e ao saber cada um, você não apenas aprenderá sobre o assunto, mas, também melhorará a sua compreensão sobre o que aconteceu. Vamos lá?
Darei dois exemplos, sendo um relacionado ao descobrimento do Brasil, vamos lá?
O primeiro é a Proclamação da República, que é considerado um momento que mudou para sempre o curso da história do Brasil.
O evento desencadeador aqui, foi a ação do Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889. Esse evento ocorreu quanto ele liderou um golpe militar que destituiu o regime monárquico e proclamou o Brasil como uma república.
No entanto, essa ruptura com o sistema monárquico teve profundas consequências para o país. Pois, foi aberto o caminho para mudanças políticas, sociais e econômicas que marcaram o fim de mais de três séculos de domínio imperial. Além disso, essa mudança inaugurou uma nova era na história brasileira, caracterizada por lutas pelo poder, movimentos sociais e busca por identidade nacional.
O evento desencadeador foi a contestada eleição presidencial de 1930, na qual Júlio Prestes saiu vitorioso. Contudo, devido as acusações de fraude eleitoral e descontentamento popular, ocorreram uma série de protestos e manifestações em todo o país, culminando na deposição do presidente Washington Luís e na ascensão de Vargas ao poder.
Esses eventos brasileiros mostram como cada ocasião tem seu evento desencadeador, um momento crucial que altera o curso da história e define o destino de uma nação. Eles nos ensinam sobre a complexidade e a riqueza da história do Brasil, além de nos ajudar a compreender melhor os desafios e as oportunidades que enfrentamos no presente, no entanto vamos as dicas 2 e 3 que são tão boas quanto a primeira.
Dica número 2: Crie associações e conexões
Agora que você aprendeu a como reconhecer os pontos-chave de cada ocasião histórica, é hora de tornar essa informação memorável. Contudo, para que isso aconteça é necessário que você aprenda aqui e coloque em prática a criação de associações.
Como assim? Bem, ao realizar a criação de associações e conexões entre os eventos e outros elementos que já estão em sua mente., você poderá associar por exemplo, a Proclamação da República ao movimento militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Porém, vou explicar melhor… Imagine um senhor vestido com um uniforme militar e associe-o com o movimento militar, por exemplo. Além disso, você pode associar a Revolução de 1930 à imagem de Getúlio Vargas, que foi um ícone nessa época.
E aí treinou? Sabe qual a explicação disso? Vamos lá!
Essas associações visuais que você acabou de criar, lhe ajudarão a fixar os eventos em sua memória de longo prazo, facilitando sua lembrança durante as provas. Outro ponto é o caráter emocional, pois você pode brincar com as imagens, por exemplo, imagine um soldado marchando, ou ainda, Dom Pedro em um cavalo bravo nas margens do Rio Ipiranga. por exemplo. Bastar tentar que você conseguirá!!!
Mas, te desafio a fazer a dica número 3, que brincará com a sua imaginação e exercitará a precisão dos fatos. Vamos lá?
Dica número 3: Conte histórias e faça analogias sobre a história do Brasil
Uma outra maneira de memorizar eventos históricos é transformá-los em histórias emocionantes ou realizar analogias com situações contemporâneas.
Por exemplo, ao estudar a Proclamação da República no Brasil, imagine-se como um observador da época, testemunhando os acontecimentos como se fosse um filme ou livro. Ou ainda, compare a Revolução de 1930 com os movimentos políticos modernos, buscando semelhanças e diferenças que ajudem a compreender melhor os eventos históricos. Ouse, pois ao contar essas histórias elas devem ser como realmente ocorreu o fato, pois, são acontecimento históricos e que não precisam de invenções, apenas da sua história relacionada às situações que poderiam ocorrer por lá. Por exemplo, se falarmos que durante a Proclamação da República, haviam celulares e os soldados se comunicavam por WhatsApp, seria uma história legal? Com certeza não, pois sairia da realidade.
Agora, se eu criar uma história de uma mulher que foi secretária de Vargas e o viu escrever sobre como foi o seu governo e detalhar o que essa mulher viu, essa história será corretamente compreendida e assim, você aprenderá em questão de minutos os fatos que ocorreram no Governo Vargas, por exemplo através de uma analogia que facilitará a retenção dessas informações na sua memória e tornará o aprendizado mais interessante e dinâmico.
Até aqui, tudo bem, não é?
Um lembrete: Entender o passado é fundamental para compreender o presente e construir um futuro melhor, então, mãos à obra!
Vou deixar um desafio para você. Que tal ler um livro sobre os fatos históricos brasileiros e seguir essas dicas nos seus estudos?
Tente, depois me conte o que achou!
Até o próximo post!!!