A data do ENEM está chegando e aí você pensa, o que será que pode cair na prova de diferente? Ou, será que o diferente é mesmo complicado? Bem, neste post vou lhe ensinar como identificar as datas comemorativas na prova do ENEM e a como aprender a decorá-las de maneira fácil e intuitiva.

Todavia, a primeira coisa que você tem que saber é que toda data é importante! Sim, todas as datas são relacionadas à algo que você considera parte da sua vida. Vou citar um exemplo bem corriqueiro, em relação ao Natal, que é uma data comemorativa em que se ganha presente e comemora-se o nascimento de Jesus. Mas, onde quero chegar com isso?

Bem, você sabia que para aprender toda e qualquer coisa é necessário que se tenha um gatilho emocional? Sim, que trabalhemos com as emoções e com a notoriedade do acontecimentos. Imagina só, se no ENEM cair uma questão de matemática onde peça por exemplo para você usar a fórmula de Bhaskara em uma questão com o enredo Natal! Já pensou nisso?

Ou ainda algum cálculo relacionado a trigonometria… Bem, essa analogia podemos fazer com o trenó do nosso querido bom velhinho de acordo com o exemplo abaixo:

Exemplo 1 com datas comemorativas: O Natal em uma questão de trigonometria

Datas comemorativas . É o natal!
Lembramos até do Papai Noel neste post.
Fonte: Acervo Pessoal (2024)

Era véspera de Natal, e Papai Noel estava se preparando para iniciar sua jornada anual para entregar presentes ao redor do mundo, então, o Bom Velhinho decidiu testar o sistema de aterrissagem do seu trenó para garantir que tudo estava funcionando perfeitamente.

Para isso, ele pediu ajuda aos seus duendes, que montaram um teste especial no topo de uma colina no qual consistia em um grande triângulo equilátero de neve com cada lado medindo 120 metros e no seu topo havia uma plataforma de lançamento onde o trenó de Papai Noel estava estacionado. Ainda no centro da base do triângulo, eles marcaram o ponto exato de aterrissagem com uma estrela brilhante.

No entanto, o Papai Noel, está curioso para saber qual é distância exata entre a plataforma de lançamento no topo do triângulo e o ponto de aterrissagem na base?

A) 60 metros
B) 80 metros
C) 100 metros
D) 104 metros
E) 120 metros

Responda essa baseando-se neste post. Te garanto que vai gostar de treinar hein…

Sim! A matéria que mais tem datas comemorativas, como o próprio nome diz é ela: A História! Seja no Brasil ou do mundo, ela tem um papel importante com os seus acontecimentos. Onde esses fatos poderão ser desde a maior catástrofe à história de amor entre um rei uma rainha. Contudo, sempre há um aprendizado diante dessas facetas dos nossos antepassados.

Sendo assim, imagine só uma questão relacionada ao Governo. Sim, no Brasil Império, mas, traçando-se uma analogia com os tempos atuais. Você acha que conseguiria responder?

Bem, lhe desafio a responder e entender a seguinte pergunta e lembrar do que eu falei no começo… Sobre imaginar, pois ao pensar na situação, você conseguirá responder essa questão tranquilamente, sem chorar ou perguntar ao Chat Gpt.

Datas comemorativas na história: O ReiDatas comemorativas na história: O Rei
O Brasil passou pelo governo de Reis antes de ser a república que conhecemos.
Fonte: A Autora (2024)

Durante o período do Brasil Império (1822-1889), diversas transformações políticas, econômicas e sociais marcaram a trajetória do país, contudo, um dos eventos significativos foi a transição do modelo monárquico para o republicano.

Pois, ao longo desse período, o Brasil passou por reformas administrativas, disputas de poder, e desenvolvimentos em infraestrutura e economia. Sendo assim, ao comparar esse período com a contemporaneidade,:

Quais paralelos podem ser traçados entre o período imperial e os dias atuais, especialmente em termos de desafios administrativos e políticos?

A) A centralização do poder na figura do imperador durante o Império pode ser comparada à atual descentralização do poder entre os estados brasileiros, pois é evidenciada pelo fortalecimento das unidades federativas e a autonomia administrativa.

B) A abolição da escravatura em 1888 reflete diretamente nas atuais políticas de inclusão social e ações afirmativas, pois demonstra uma continuidade nas lutas por igualdade e justiça social.

C) O fortalecimento da economia cafeeira durante o Império encontra paralelo na atual dependência do agronegócio brasileiro, evidenciando uma continuidade na importância do setor agrícola para a economia nacional.

D) As disputas entre federalistas e centralistas no período imperial são análogas às atuais tensões entre os poderes executivo e legislativo, demonstrando uma constante na política brasileira de rivalidades entre diferentes esferas de poder.

E) A construção de infraestrutura, como ferrovias no Império, pode ser comparada aos atuais investimentos em tecnologia e infraestrutura digital, ambos buscando modernizar o país e integrar melhor suas regiões.

Carnaval e Biologia combinam?

Há duas semanas fiz a mesma pergunta para um amigo professor da matéria e tive a melhor resposta que alguém poderia dar à uma Guru: Sim! Festas e Biologia Combinam!

Em outras palavras, dão um match perfeito. Sabe porquê?

O Carnaval é uma festa divertida, onde muitas pessoas se destacam pelas folias, pelas fantasias e pelos sambas entoados nas Escolas de Samba ou nos bloquinhos.

Além disso, é uma data comemorativa conhecida pelas campanhas de prevenção contra a violência, o preconceito, IST’s e as DST’s no país, já que, também essa época é conhecida como a mais voluptuosa quando o assunto é encantar-se pelo seu par.

Assim, a nossa última questão se voltará à Biologia e ao Carnaval, bem como uma doença chamada Mononucleose, popularmente conhecida como a doença do Beijo. Assim, temos a seguinte questão:

A mononucleose infecciosa é comumente conhecida como “doença do beijo”, causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), um membro da família dos herpesvírus e seus sintomas são: febre, dor de garganta, fadiga extrema e aumento dos linfonodos.

Porém, durante períodos de festividades como o Carnaval, onde há grande aglomeração de pessoas e interações sociais intensas, a propagação de doenças infecciosas pode se intensificar.

Assim, considerando o contexto do Carnaval, qual das alternativas abaixo melhor explica os fatores que podem aumentar a disseminação da mononucleose durante essa festividade?

A) O aumento do consumo de bebidas alcoólicas durante o Carnaval compromete o sistema imunológico, tornando as pessoas mais suscetíveis à infecção pelo vírus Epstein-Barr.

B) A prática comum de compartilhar objetos pessoais, como copos e talheres, durante o Carnaval facilita a transmissão direta do vírus Epstein-Barr. Pois, isso ocorre de uma pessoa infectada para uma pessoa saudável.

C) A alta frequência de contatos próximos e beijos, típicos das interações sociais durante o Carnaval, facilita a transmissão do vírus Epstein-Barr. Que é responsável pela mononucleose infecciosa.

D) O estresse físico e emocional associado à intensa atividade festiva do Carnaval reduz a eficácia do sistema imunológico. Fato que aumenta a vulnerabilidade à infecção pelo vírus Epstein-Barr.

E) A exposição prolongada ao sol e ao calor durante o Carnaval pode causar desidratação. Que aumenta a probabilidade de contrair a mononucleose infecciosa.

Essa questão merece atenção e é por isso que deixei a resposta para você!

Vem, espero que tenha aprendido bastante com este post! Tendo em vista que essa é uma forma de passarmos o nosso conteúdo e alinharmos as idéias relacionadas as provas com vocês!

PS: Vou deixar-lhes uma indicação que facilitará demais os estudos, bem como trará a solução para os seus problemas de matemática relacionados não somente as datas comemorativas, mas também ourtos temas!

Costumo dizer que essa IA. faz jus ao nome. Você conhece a Guru IA?

Se sim, vale a pena usar bastante, mas se nunca ouviu falar, que tal clicar aqui e saber um pouco mais. Te garanto que você irá se apaixonar por essa novidade!

Abraço de Guru e até amanhã !

Share.